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- O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimentoPublication . Toniolo, Bianca; Ricarte, Élmano; Noronha, Elizângela; Rego, Lénia; Amorim, FranciscaEditores/as: Bianca Persici Toniolo (LabCom - Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, Portugal); Élmano Ricarte (Instituto de Comunicação da NOVA, Universidade Nova de Lisboa, Portugal); Lénia Rego (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal); Francisca Amorim (LabCom - Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, Portugal); Elizângela Costa de Carvalho Noronha (NOVA Institute of Communication, Universidade de Coimbra, Portugal) Apoio Editorial: Marisa Mourão (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal); Mateus Luan Dellarmelin (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal); Fábio Jardelino (LabCom - Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, Portugal)
- A Retórica dos Afetos: O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de SousaPublication . Amorim, Francisca Gonçalves; Serra, Joaquim Mateus Paulo; Borralho, Maria Luísa Malato da RosaO paradigma atual da retórica política vive a era dos afetos. Em Portugal, a vulgarização do conceito “retórica dos afetos” é sintomática desta realidade. A intensificação emocional da linguagem política não tem significado, no entanto, um aumento da investigação científica no seio académico português nem uma melhor compreensão do funcionamento e da eficácia retórica da emoção. No contexto português, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como XX Presidente da República, significativamente conhecido como o “Presidente dos Afetos”, está intimamente relacionada com a mudança comunicativa verificada. Assumindo a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República como paradigmática do recurso a uma retórica de afetos, tomámos as eleições presidenciais de 2016 em Portugal como caso de estudo e analisámos os artigos publicados na imprensa durante esse período. Pretendemos perceber como se constrói, o que caracteriza, quando surge, como funciona e porque é eficaz a retórica dos afetos de Marcelo Rebelo de Sousa. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em três capítulos – 1. Teoria e Prática de um Saber Retórico, 2. Desconstrução de uma Retórica dos Afetos, 3. Teoria e uma Prática de uma Retórica dos Afetos –, correspondendo cada um a uma metodologia de análise – biográfica, quantitativa e discursiva. Ao longo destes capítulos, procurámos refletir sobre as características emocionais, argumentativas e estratégicas de uma retórica de afetos, assim alertando para a sua obscura complexidade e não-inocência.
- Os novos caminhos da ComunicaçãoPublication . Toniolo, Bianca Persici; Noronha, Elizângela; Ricarte, Élmano; Amorim, Francisca; Rego, LéniaEsta publicação rege-se pelo Novo Acordo Ortográfico, ainda que tenha sido dada aos autores dos artigos autonomia para a escolha da regra ortográfica a seguir, assim como da variante da língua portuguesa. Informações, referências, textos e imagens são da responsabilidade dos autores.
- Comunicar em tempos de pandemiaPublication . Noronha, Elizângela; Toniolo, Bianca Persici; Ricarte, Élmano; Amorim, Francisca; Rego, LéniaComunicar em tempos de pandemia. Foi este o tema proposto para a edição 2020 da Revista Comunicando, pensada essencialmente para o período atípico que atravessamos. Com o surto da Covid-19 a nível mundial alteraram-se as formas de ensinar, de aprender, de investigar e, acima de tudo, de comunicar. As relações entre os meios de comunicação e a sociedade tornaram-se mais complexas, o que levou à elaboração dos mais diversos estudos. Universidades e institutos politécnicos, políticos, unidades de saúde e até mesmo instituições religiosas tiveram de aprender ou readaptar, em pouco tempo, as mais diversas estratégias de comunicação de crise. Na altura em que lançamos esta edição já é possível apresentar os resultados de alguns estudos que se foram desenvolvendo nos últimos meses. Partilhamos, assim, o olhar de investigadores que observaram diferentes realidades de países e de meios de comunicação.