Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pontes, Thayanne Lima Duarte

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Tecnologia, Cultura e Emoção: Uma Investigação Multimétodos sobre a Adoção de Assistentes Virtuais no Brasil e EUA
    Publication . Pontes, Thayanne Lima Duarte ; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e
    Os IVAs representam avanços significativos na inteligência artificial, oferecendo conveniência por meio de comandos de voz e transformando a maneira como consumidores interagem com marcas. Diante da crescente importância dessa tecnologia, este estudo investiga as percepções e interações de consumidores brasileiros e americanos com IVAs. O objetivo central é compreender como as percepções e sentimentos dos usuários são moldados pelos fatores de adoção e uso contínuo da tecnologia, além das interações nas redes sociais, aplicando o modelo UTAUT2 e técnicas de análise de sentimentos. A pesquisa foi conduzida em três fases. A primeira fase envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre IVAs, com o objetivo de mapear o estado da pesquisa e identificar teorias e lacunas relevantes. A segunda fase focou na validação dos fatores de adoção e uso contínuo, por meio de um survey, com os dados analisados por regressão logística e Análise de Correspondência Múltipla (MCA). Na terceira fase, foi realizada uma análise de sentimentos dos usuários nas redes sociais em relação aos IVAs, permitindo insights sobre as emoções e reações dos usuários. Os resultados dessas três abordagens complementares geraram insights valiosos para melhorar a interação entre usuários e IVAs. Este estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes e para a criação de produtos que respondam de forma mais precisa aos aspetos culturais e comportamentais, influenciando positivamente a aceitação de tecnologias inteligentes em diferentes mercados.