Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mendes Ferreira, António José

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Relação entre as alianças estratégicas, o capital intelectual e o desempenho: um estudo aplicado às PME de base tecnológica
    Publication . Ferreira, António José Mendes; Franco, Mário José Baptista
    Com a globalização a competitividade entre as empresas tem aumentado, tendo a sobrevivência de muitas delas sido colocada em causa, pois não conseguem isoladamente fazer face às exigências dos mercados em constante turbulência. O modelo de empresas que competem de uma forma isolada tem perdido interesse nos últimos anos. Nas últimas duas décadas, tem-se caminhado para uma perspetiva em que as empresas consideram que aliando-se a outras podem mais facilmente enfrentar a incerteza e a complexidade do meio envolvente em constante mutação. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência das alianças estratégicas sobre o desempenho nas pequenas e médias empresas (PME) de base tecnológica e verificar se o capital intelectual desempenha o papel de mediador nessa relação. Para alcançar este objetivo optou-se por um estudo quantitativo, cujos dados foram recolhidos por questionários dirigidos ao órgão de gestão de PME industriais de base tecnológica, através dos quais se obtiveram 257 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e aos modelos com equações estruturais. Os resultados obtidos mostram que as alianças estratégicas exercem uma forte influência sobre o desempenho e o capital intelectual das PME estudadas e evidenciam ainda que o capital intelectual exerce uma forte influência sobre o desempenho deste setor de empresas. Os resultados obtidos revelam ainda que o capital intelectual exerce a função de mediador na relação entre as alianças estratégicas e o desempenho. Assim pode-se efetivamente concluir que existe uma forte ligação entre as alianças estratégicas, o capital intelectual e o desempenho nas PME industriais de base tecnológica. Como contribuições deste estudo para a teoria realça-se, em primeiro lugar, a ligação existente entre os três constructos objeto do estudo. Em segundo lugar salienta-se a importância do capital intelectual, na medida em que o seu desenvolvimento potencia o efeito das alianças estratégicas no desempenho, constituindo, tal facto, o grande contributo deste estudo para a teoria. Relativamente às implicações do estudo para a prática empresarial convém salientar que as alianças estratégicas e o capital intelectual são elementos importantes para as PME industriais de base tecnológica, pois têm a capacidade de potenciar o desempenho deste tipo de empresas. Deste modo sugere-se aos gestores deste segmento de empresas que considerem estes elementos como ferramentas de gestão importantes para aumentar a competitividade das suas empresas.
  • A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente
    Publication . Ferreira, António José Mendes; Nunes, António João Santos
    A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores.