Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação FísicaPublication . Carolina Manuela de Abreu Boulhosa; Boulhosa, Carolina Manuela de Abreu; Lourenço, Carla Cristina VieiraO presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre a experiência pedagógica adquirida ao longo do ano letivo 2024/2025, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física, no Agrupamento de Escolas do Fundão. No Capítulo 1, é apresentada a intervenção pedagógica, que incluiu a lecionação de uma turma do ensino secundário de 12.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais (CTAV) e uma turma do ensino básico no 5.º ano, da turma B. Participei na coadjuvação de diversas turmas, tais como, a turma do 10.º ano: Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2024, Programador(a) de Informática de 2024, a turma de 12.ºano: Técnico(a) de Análises Laboratoriais de 2022, Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2022 e ainda, a turma do Curso de Educação e Formação. Paralelamente, realizei o acompanhamento de aulas dos colegas do núcleo de estágio, que envolveram as turmas do 6.º ano D e do 10.º ano CTAV. No âmbito do Desporto Escolar, a participação foi significativa no grupo de Dança, com envolvimento em diversos eventos e iniciativas da escola. Adicionalmente, foram realizadas atividades em parceria com os outros departamentos da escola, incluindo visitas de estudo. O Capítulo 2 aborda a investigação que se intitula: “Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física”, que procurou analisar a influência da interação professor-aluno na motivação, desempenho e envolvimento. O estudo também analisa se fatores como a identidade de género do docente, competência profissional e as estratégias pedagógicas aplicadas nas aulas podem, ou não afetar essa motivação. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação de questionários aos alunos e realizadas entrevistas com professores de Educação Física, cuja análise de conteúdo permitiu identificar práticas que promovem um maior envolvimento dos alunos e contribuem para uma aprendizagem mais eficaz. De destacar, ainda, a participação da convidada Professora Doutora Paula Batista, que, através de uma entrevista, partilhou a sua perspetiva sobre o tema.
