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- Experiência de cocriação: A integração de recursos pelos consumidores num contexto dinâmico de eventos culturaisPublication . Jesus, Cátia Mendes de; Alves, Helena Maria BatistaA cocriação de valor tem-se tornado num ponto essencial que representa uma nova estrutura e dinâmica entre atores. Ou seja, o valor é cocriado em conjunto e reciprocamente nas interações entre atores, através da sua integração de recursos. Neste contexto surge o principal objetivo desta investigação: compreender se existe e quais as atividades de integração de recursos por parte dos consumidores de eventos culturais. Pretende-se analisar qual a efetiva contribuição da integração de recursos na experiência de cocriação dos consumidores, e quais as influências nos resultados da sua experiência tendo em consideração o papel preeminente do ecossistema. Inicialmente, foram realizados três estudos qualitativos assentes no evento Óbidos Vila Natal: 1) multilevel service design: que através de uma entrevista em profundidade à organização do evento permitiu identificar/compreender os principais atores/instituições que constituem o ecossistema, e quais os pápeis na experiência de cocriação dos consumidores; 2) netnografia que através de 153 comentários do Tripadvisor permitiu a identificação/compreensão dos elementos valorizados pelos consumidores; e 3) customer journey maps que através de 12 entrevistas em profundidade possibilitou a compreensão e descrição minuciosa da experiência, bem como, quando e quais os recursos dos consumidores que foram integrados. Estes estudos contribuíram para a maior compreensão dos recursos e dos fatores que exercem uma grande importância na integração de recursos, mas também foram essenciais para a avaliação preliminar dos pressupostos do modelo estrutural proposto, que foi analisado num quarto estudo. Nesse último estudo, utilizou-se como técnica de recolha de dados um questionário online e foi obtida uma amostra válida de 541 indivíduos. As respostas obtidas serviram de base para a abordagem quantitativa e avaliação do modelo através de um sistema de equações estruturais, utilizando-se o SmartPLS3.0. A análise do modelo comprovou a maioria das relações previstas nas hipóteses e obteve níveis de correlação interessantes. Os resultados indicaram uma influência positiva dos constructos do contexto de serviço dinâmico sobre os recursos do consumidor, à exceção dos contextos sociais com outros atores e o ambiente e elementos extrínsecos sobre os recursos físicos dos consumidores; tal como não foi verificada a relação entre serviço/atividades prestadas e os recursos sociais. Os resultados também indicaram uma influência positiva dos recursos dos consumidores sobre os resultados da experiência vivida; à exceção dos recursos culturais e sociais sobre a satisfação dos consumidores. No geral, comprovou-se a importância e o papel do ecossistema para que os clientes de eventos integrem diferentes recursos e obtenham resultados positivos, sendo fatores a considerar pelas organizações de eventos para que se diferenciarem e sustentem as suas vantagens nos dias atuais.
- A experiência em eventos: motivações, dimensões de consumo, emoções, satisfação e lealdade turísticaPublication . Jesus, Cátia Mendes de; Alves, Helena Maria BaptistaNo atual contexto competitivo da economia dos países, o turismo apresenta-se como um setor estratégico de relevância acrescida. Os mercados globais, industrializados e em constante evolução tecnológica fomentaram a necessidade de diferenciação; e com a riqueza individual generalizada, os benefícios funcionais e racionais deixaram de ser um fator distintivo para o atendimento das expetativas e requisitos dos consumidores. Como consequência, as experiências começaram a destacar-se como um novo «campo de batalha competitiva», onde os eventos memoráveis e únicos são atos de consumo essenciais. Dessa forma, a compreensão da natureza das experiências de turismo assume uma importância fundamental para que os serviços e produtos possam ser reformulados e reposicionados, obtendo-se como resultado uma clara vantagem competitiva. Neste contexto surge o principal objetivo da dissertação: compreender quais as motivações para a participação em eventos, bem como, compreender de que forma as dimensões de consumo influenciam as emoções percebidas, a satisfação e a lealdade em eventos, através da proposta de um modelo estrutural. Na metodologia da investigação utilizou-se como técnica de recolha de dados, um questionário elaborado para recolher a perceção das pessoas sobre a sua participação em eventos, que permitiu a obtenção de 254 respostas válidas. Essas respostas serviram de base para uma abordagem quantitativa e uma avaliação do modelo através de equações estruturais. A análise do modelo proposto comprovou a maioria das relações previstas nas hipóteses e obteve interessantes níveis de correlação e capacidade preditiva. Dos resultados obtidos destaca-se a influência positiva das dimensões de consumo (educação, escapismo, entretenimento e estética) sobre o comportamento dos participantes, ou seja, nas suas emoções, satisfação e lealdade. As relações comprovaram a importância de experiências autênticas e memoráveis, capazes de envolver emocionalmente e intensamente os participantes, para que o julgamento de satisfação e consequente fidelização resultem num efeito positivo para as organizações de eventos.