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MORANDI, JULIO CARLOS

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  • Estrutura de propriedade, investimentos em capital intelectual e a influência no desempenho financeiro das empresas de transporte metroviário
    Publication . Morandi, Julio Carlos; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Nakamura, Wilson Toshiro
    Uma importante atividade económica é o serviço de transporte, pois segundo instituições de âmbito global este sector tem significativa participação na produção da riqueza mundial. Os sistemas de transportes contribuem para a criação de oportunidades económicas, sociais e benefícios de que resultam efeitos multiplicadores positivos, tais como melhor acessibilidade aos mercados, criação de emprego e fomento do investimento. No caso dos serviços de transporte público coletivo urbano constata-se que existem diversos modelos institucionais: em muitos países há forte presença do Estado tanto na regulamentação da oferta, quanto no estabelecimento dos preços de venda (tarifa), em outros a oferta é exclusivamente pública e há cidades com oferta privada e outras com oferta mista. No tocante a estrutura de propriedade também se verifica diversidade, por vezes o acionista principal é o Estado delegando a gestão a agentes privados ou ainda o Estado é principal e agente simultaneamente. Simultaneamente a estas questões tem-se verificado que o bom desempenho das empresas passou a depender da capacidade de gestão dos recursos intangíveis para obter vantagem competitiva e uma dessas vantagens é o Capital Intelectual - CI. Por essa razão, pode-se afirmar que investimento em CI se tornou fator expressivo que impõe novos modelos de gestão porque tais recursos produzem resultados que estão alterando o desempenho das empresas. Assim, considerando as características das empresas prestadoras de serviço de transporte público coletivo urbano na modalidade metroviária, são apresentadas duas questões de investigação: a) O desempenho financeiro das empresas de transporte urbano metroviário está associado ao Capital Intelectual? b) A estrutura de propriedade dessas empresas influencia o desempenho financeiro? Assim sendo, o objetivo da investigação é desenvolver um modelo analítico de apoio a formulação de hipóteses sobre os efeitos das associações entre o desempenho financeiro, o capital intelectual e a estrutura de propriedade das empresas de transporte urbano metroviário. Destarte, são recolhidos dados secundários de uma amostra não probabilística de empresas em cidades de países europeus, asiáticos, americanos (Norte e Sul) e da Oceânia com dados estruturados em painel. Para respostas a essas questões formulam-se seis hipóteses e três sub-hipóteses que foram testadas por meio de regressões com estimações MQO (Mínimos Quadrados Ordinários) e métodos de estimação de efeitos fixos (within) e efeitos aleatórios (between). Também se realizou a comparação dos três modelos, os testes de Lagrange Multiplier de Breusch-Pagan, F de Chow e teste de Hausman. Portanto, trata-se de monografia com design descritivo, tendo como estratégia de pesquisa a abordagem quantitativa, desenvolvida através da utilização de um modelo de formulação de hipóteses sobre os efeitos das associações entre o desempenho financeiro, a estrutura de propriedade e o capital intelectual das empresas de transporte urbano metroviário. A unidade de análise é o conjunto de 183 empresas (em operação) prestadoras de serviço de transporte urbano metroviário existentes em 64 países e, como unidade de observação selecionou-se amostra não probabilística de 68 empresas em operação em 30 países da Europa, Ásia, Oceânia, América do Norte e do Sul, abrangendo o período de 7 anos (2013 a 2019). Com base na análise dos resultados obtidos por meio de regressão com dados em painel curto foi possível inferir que os resultados corroboram com diversas pesquisas realizadas em outros sectores económicos, o que significa, que existe uma relação significativa entre o investimento em Capital Intelectual, medido pelo Coeficiente Intelectual d0 Valor Acrescentado - VAIC™ - (Value Added Intellectual Coefficient) e, não se encontrou relação significativa entre a estrutura de propriedade, mensurados pela concentração e identidade de propriedade e o desempenho financeiro, medidos pela Rendibilidade dos Ativos - ROA (Return on Assets) e Rendibilidade do Capital Próprio - ROE (Return on Equity) das empresas da amostra, para o período estudado. A investigação bibliográfica sugere que as empresas de transporte urbano metroviário apresentam resultados que transcendem a análise dos resultados financeiros, como os obtidos neste estudo. Para além das conclusões obtidas com a análise dos resultados quantitativos aqui apresentados, pode deduzir-se que estas empresas fornecem resultados económicos, financeiros e sociais adicionais, uma vez que melhoram as taxas de mobilidade urbana e contribuem para a redução dos fluxos de veículos no sistema rodoviário e nos tempos de viagem. Ao utilizar a eletricidade como fonte de energia, as emissões poluentes são quase inexistentes e as emissões de gases com efeito de estufa são inferiores às soluções baseadas em motores de combustão interna, como autocarros e automóveis. Por conseguinte, tais fatores, embora difíceis de medir, resultam certamente em ganhos económicos, financeiros e sociais que são distribuídos por toda a sociedade.