Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Oliveira Figueiredo, Marco Ivo

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Estratégias de internacionalização e digitalização em empresas altamente tecnológicas: múltiplos estudos de caso
    Publication . Figueiredo, Marco Ivo de Oliveira; Ferreira, João José de Matos
    A literatura sobre a internacionalização assume a importância do fenómeno, inexistindo consenso sobre as estratégias para o seu sucesso. O estudo da temática da internacionalização através de meios digitais encontra-se pouco investigada, considerando o célere desenvolvimento que se perspetiva para a digitalização, que modifica a forma como as empresas criam e entregam valor. A nossa investigação apresenta como objetivo a análise da relação entre as estratégias de internacionalização e a transformação digital, investigando se a internacionalização surge com a criação da empresa e se estas são originariamente digitais. Esta investigação de base qualitativa, recorre a cinco estudos de caso e a entrevistas semiestruturadas, aos diretores/gestores de empresas altamente tecnológicas, para demonstrar as implicações que a internacionalização e a digitalização revelam nas estratégias destas empresas. A nossa investigação revelou contributos para a literatura, fornecendo uma ampla compreensão sobre o comportamento na internacionalização das empresas altamente tecnológicas. As nossas conclusões demonstraram que as motivações para a internacionalização, a escolha dos mercados e as estratégias adotadas não são uniformes entre empresas. Maioritariamente, a estratégia de internacionalização sustenta-se no acompanhamento de clientes para diferentes mercados, internacionalizando-se nesses países, promovendo a obtenção de novos clientes e divulgando a sua marca. O nosso estudo evidencia que as empresas altamente tecnológicas recorrem à internacionalização com o intuito de crescimento, perspetivando a internacionalização como indispensável e essencial, uma vez que a dimensão do mercado doméstico se revela insuficiente para satisfazer a expansão desta tipologia empresarial. Neste sentido, concluímos que as empresas altamente tecnológicas quando decidem integrar um determinado mercado, avaliam, de forma estratégica, os seus concorrentes e as metodologias laborais do mercado, procurando a diferenciação para potenciar vantagem competitiva. Desenvolvemos elementos para uma futura investigação sobre a internacionalização digital, promovendo novas linhas para a análise dos desafios que as empresas enfrentam com a internacionalização.