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Melfe Mateus Santos, Ana

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  • Branca de Neve: Subversão Cinematográfica de um Conto Intemporal
    Publication . Santos, Ana Melfe Mateus; Nogueira, Luis Carlos da Costa
    O tema da minha dissertação consiste na análise das adaptações cinematográficas da obra literária “Branca de Neve”, dos Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, tendo em conta os vários graus da sua subversão narrativa. Neste âmbito, pretendo definir e aprofundar, primeiramente, os conceitos de adaptação e subversão, bem como examinar os tipos de transposições intersemióticas da literatura para o cinema. Para tanto e após essa pesquisa, vou criar uma tipologia própria para melhor analisar os casos que irei abordar. Como obras de referência, centro-me na narrativa literária “Branca de Neve”, dos irmãos Grimm, e no filme Snow White and the Seven Dwarfs (1937) da Disney, tendo em conta a tipologia criada e os parâmetros que dela advêm. Seguidamente irei analisar cada filme tendo em conta os parâmetros utilizados nas obras de referência literária e fílmica, as especificidades inerentes ao meio cinematográfico (atendendo à forma como a literatura e o cinema tratam a mesma matéria), o tipo de adaptação feita e o modo como a narrativa é subvertida. Centrar-me-ei numa análise mais aprofundada de quatro filmes específicos — Blancanieves (2012), de Pablo Berger, Branca de Neve (2000), de João César Monteiro, Mirror Mirror (2012), de Tarsem Singh, e Snow White and the Huntsman (2012), de Rupert Sanders — de modo a confrontar adaptações produzidas no âmbito do cinema europeu e do cinema americano. No final, tecerei conclusões alusivas ao tipo de adaptações e ao grau de subversão, esperando que, de modo geral, identifique os motivos pelos quais os filmes baseados no conto “Branca de Neve” se distanciam da adaptação mais literal e se aproximam da subversão.