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- Contributos para uma gestão eficiente do Balanced Scorecard no setor educativo brasileiro: um estudo de casoPublication . Junior, Isaías de Jesus Alvares Mendes ; Alves, Maria do Céu Ferreira GasparCom o advento da Nova Gestão pública, as instituições que compõem o setor da educação precisam cada vez mais de apresentar serviços que criem valor para a sociedade. Neste contexto, encontram-se as instituições educativas públicas, que podem envolver estruturas físicas consideráveis e um número significativo de alunos, além de grandes aportes orçamentais do Estado, o que as pressiona ainda mais para prestarem um serviço de valor à sociedade. Assim, uma gestão eficiente do desempenho organizacional dessas instituições é vital no mundo contemporâneo. A literatura tem indicado que as ferramentas de gestão estratégica, como é o exemplo do Balanced Scorecard (BSC), podem ser uma alternativa para uma gestão que crie valor para a sociedade. E, embora a literatura possa não ser muito extensa e estar fragmentada, considera-se que, mesmo com resultados promissores, são necessárias futuras investigações. A análise da literatura disponível permite concluir que os países em desenvolvimento podem representar um bom cenário de investigação, dado que estes países ainda carecem de investigação sobre a utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica em instituições de ensino público. Logo, uma investigação que aborde o BSC neste contexto parece adequada, tornando a compreensão deste fenómeno mais holística e fortalecendo a literatura, que ainda carece de aprofundamento em países em desenvolvimento. Assim, esta tese tem como objetivo analisar como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação e averiguar como é que se pode melhorar o seu funcionamento de modo a permitir uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho institucional. Para isso foram analisados os contributos da teoria institucional, da burocracia e da lógica fuzzy (Fuzzy set theory), para uma gestão mais eficiente do BSC. Em termos de estrutura, esta tese é constituída por seis capítulos, no capítulo dois, apresenta-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se procurou responder às seguintes questões de investigação: (i) Qual é o estado da arte sobre a utilização do BSC no setor da educação? (ii) Como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação? (iii) Quais são as tendências de investigação neste domínio? Procurou-se, assim, identificar e sintetizar a investigação sobre a aplicação do BSC no setor da educação, identificar lacunas e apontar potenciais áreas para estudos futuros. Em seguida foram desenvolvidos três estudos empíricos que permitiram contribuir precisamente para colmatar algumas das lacunas de investigação identificadas na RSL. Assim, e depois da RSL desenvolvida no capítulo 2, no capítulo 3, procurou-se, através de um estudo de caso em uma instituição do setor educativo brasileiro, averiguar quais os contributos da teoria da burocracia e da teoria institucional na implementação e funcionamento do BSC. Mais especificamente, procurou-se analisar o papel da Nova Sociologia Institucional e desmitificar a imagem negativa muitas vezes associada à teoria da burocracia, ao se demonstrar que alguns procedimentos neo-burocráticos são benéficos na implementação e no funcionamento do BSC. No capítulo 4, procura-se analisar os contributos da lógica fuzzy combinada com o método Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), para uma gestão mais eficiente do BSC. Verifica-se que diante da subjetividade e imprecisão presentes em muitos processos de tomada de decisão, nomeadamente na gestão do mapa estratégico do BSC, a utilização do fuzzy DEMATEL permite mitigar o impacto da incerteza na gestão. Assim, ao aplicar o fuzzy DEMATEL às perspetivas do BSC com o intuito de identificar as relações de influência entre elas, consegue-se melhorar a gestão estratégica da organização. No capítulo 5, é explorado o uso da lógica fuzzy em conjunto com o Analytic Network Process (ANP) para se estabelecer uma ordem de prioridades entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC. O estudo procura demonstrar que é possível lidar com a incerteza e subjetividade dos processos de tomada de decisão, otimizando a gestão do mapa estratégico. A utilização do ANP permite gerir as interdependências entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC, comprovando que a integração da lógica fuzzy com o ANP contribui significativamente para a melhoria da gestão estratégica. Os resultados obtidos foram analisados através do fuzzy ANP para classificar as perspetivas e os objetivos estratégicos segundo o seu grau de prioridade permitindo melhorar a tomada de decisão. Estes estudos empíricos (Cap 3, 4 e 5) permitiram trazer contributos teóricos, acerca do papel que as teorias Institucional e da Burocracia podem desempenhar na decisão inicial e no processo de implementação do BSC. E, contributos práticos, que vieram mostrar que se pode fazer uma gestão mais eficiente do mapa estratégico do BSC, no setor educativo, recorrendo a métodos Multi-criteria decision making (MCDM) como o DEMATEL e o ANP. Desse modo, esta tese conseguiu alcançar os objetivos propostos, trazendo contributos para a literatura e para a administração da instituição estudada. No primeiro estudo, que consiste numa RSL, conseguimos fazer um mapeamento sobre a utilização do BSC no setor educacional, percebendo consequentemente que o BSC é uma ferramenta flexível, adaptável a vários contextos do setor educacional e aplicável em cenários diversificados desse setor, a saber: instituições de ensino superior; centro educacionais; e universidades, independentemente de serem públicos ou privados. Outra perceção que merece destaque foi a constatação de que a implementação do BSC não é tarefa simples, exigindo um tempo considerável para a sua concretização, além de exigir um forte apoio institucional e o envolvimento dos stakeholders para o seu sucesso. No segundo trabalho, após investigarmos como as teorias institucional e da burocracia influenciam o processo de implementação e de desenvolvimento do BSC, foram identificadas pressões isomórficas e características neo-burocráticas que devem ser tidas em consideração. No terceiro e no quarto estudo, demonstrou-se que a lógica fuzzy (Fuzzy set theory), pode mitigar a incerteza e a subjetividade inerentes ao processo de tomada de decisão. Além disso, esta abordagem pode auxiliar a administração na condução de uma gestão mais eficaz do mapa estratégico. Logo, a presente investigação permite trazer contribuições teóricas e práticas, além de proporcionar um contributo à literatura sobre o fenómeno do BSC, em especial no setor da educação. Quanto às contribuições teóricas desta tese, elencamos: a presença de um framework, que representa uma visão holística das pesquisas sobre o tema, o que permite uma fácil compreensão dos principais assuntos abordados no estudo do BSC no setor educacional; a constatação da presença de características neo-burocráticas, bem como de pressões isomórficas na decisão de implementação do BSC; a mitigação do julgamento subjetivo na tomada de decisão estratégica quando combinada a lógica fuzzy com os métodos DEMATEL e ANP no contexto do BSC; e o avanço da literatura cientifica sobre a tomada de decisão estratégica através de métodos MCDM associados à lógica fuzzy. Quanto às contribuições práticas, destacamos: - o contribuir para que os gestores do setor educativo adquiram uma melhor compreensão sobre a eficácia do BSC quando implementado de forma adequada; - compreender que o isomorfismo coercitivo pode levar a instituição a um nível de gestão mais profissional, possibilitando entregas de maior valor à sociedade; - concluir que os decisores devem direcionar recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para as perspetivas e objetivos estratégicos mais relevantes, permitindo uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho.