Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Casas dos Clubes
    Publication . Zocca, Ricardo Oliveira; Canavilhas, João Manuel Messias
    Os heróis de outrora, tomam os gramados como suas arenas, representando a mesma garra, sentimento de união e identidade. O futebol também é uma das maiores indústrias da atualidade, contendo, tanto a força e a história, ligado a ancestralidade que o fez surgir, como muito desse aspecto industrial, comercial e moderno. A conquista de fãs e o aumento da importância global, juntamente com a paixão descontrolada que tomou esse esporte, gerou um culto sobre o futebol que foi capaz de criar as suas próprias instituições para a prática desse culto: As Casas dos Clubes. Já tradicionais em Portugal, o conceito de Casas dos Clubes está em ascensão pelas maiores equipes do mundo, pois pode estar em sintonia com o novo projeto de transição pelo qual os clubes recentemente passaram, transformando-se em marcas que acabam por destacar estratégias específicas para essas instituições, configurando um novo recurso de Comunicação e Marketing. O trabalho objetiva fazer um estudo histórico do que proporcionou a criação e do que elas representam para os três maiores clubes de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal. Foram identificados, através de entrevistas em profundidade com os gestores gerais e focus groups com os frequentadores, pelos menos dois modelos constituintes dessas Casas, que estão direcionadas de acordo com os conceitos de futebol antigo e futebol moderno, proposto por Costa (1997).