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- Participação e Governança na Era LulaPublication . Pires, Hágata Viana; Monteiro, Alcides AlmeidaDurante o seculo XX, a relação cultura e Estado no Brasil não ocorreu de forma linear, muito menos constante. A ideia de cultura desenvolvida pelos governos desta época, tinha como objetivo um molde social ou um grau de controlo que reduziam ou eliminavam subjetividades diversas que fossem contra seus interesses. Este período todo recortado por tensões políticas que incluem uma ditadura com duração de mais de vinte anos demonstra a fragilidade da questão democrática no país. Somente no final do seculo XX, com a abertura democrática que os primeiros mecanismos de participação social começam entrar em pauta na agenda governamental. Sua prática, entretanto, só chega já no seculo XXI, com o governo Lula. Pretendemos aqui, observar esses mecanismos de participação, dentro da área da cultura, durante este período, e como estes mecanismos aplicam-se no meio da cultura popular. Para tal pegamos como objeto de estudo a Instituição Jongo da Serrinha, localizada no bairro de Madureira na cidade do Rio de Janeiro, pois esta para além de uma manifestação centenária tinha já no seculo XX, moldes de uma instituição do terceiro setor. A conclusão a que chegamos é que a governança em democracias não maduras como é o caso brasileiro, exige maior compromisso do Estado, em articulação de redes, extrapolando em muitas vezes as áreas de atuação com objetivo de cobrir lacunas de participação em outros setores.
- Sistemas de carregamentos de veículos elétricos wirelessPublication . Nabais, Tatiana Filipa Clara; Calado, Maria do Rosário AlvesEsta dissertação tem como objetivo o estudo dos sistemas de carregamento de veículos elétricos sem fios. Dada a realidade atual, é cada vez mais importante optar por soluções amigas do ambiente, como é o caso dos veículos elétricos. Uma vez que os veículos elétricos oferecem ainda alguns constrangimentos no que diz respeito ao armazenamento de energia, as baterias e os tempos de carregamento, uma das soluções poderá vir a ser o carregamento destes através de sistemas sem fio. Nesta dissertação apresentam-se os sistemas de carregamento de veículos elétricos convencionais, assim como os sistemas de carregamento sem fio que já existem e outros que estão ainda em desenvolvimento. É feita uma revisão sobre os veículos elétricos e híbridos, assim como sobre as baterias neles usadas. São estudados os pontos fundamentais para um sistema de carregamento sem fios, entre eles: os conversores; topologias de compensação; frequência de ressonância e design das bobinas. Como contributos para uma proposta de um sistema de carregamento de baterias sem fio, é feito o estudo teórico e uma simulação numérica com os parâmetros de dois pares de bobinas diferentes, bem como é iniciada uma simulação prática com o objetivo de retirar informação sobre os parâmetros ideias para cada par de bobinas.
- Jornal de Notícias e as redes sociais como fontes para a elaboração de notíciasPublication . Serafim, Liliana Daniela Martinho; Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira MarquesO modo de fazer jornalismo tem vindo alterar-se nos últimos anos. O avanço tecnológico e o aparecimento da internet, no final do século XX, tornaram-se ferramentas fundamentais na introdução do jornalismo na era digital. Em Portugal, no ano de 1995, era fundado o primeiro jornal generalista em formato digital, o Jornal de Notícias, que também se encontra disponível no formato em papel desde o ano de 1888. Os primeiros anos de adaptação ao online não foram fáceis para os profissionais na área da comunicação social. As novas rotinas, a filtração da informação e a atualização permanente da informação no site eram “novidade” para os jornalistas, assim como as alterações na produção e difusão da informação. Para a narração de uma notícia são necessárias fontes de informação. Atualmente, as redes sociais já apresentam um papel bastante ativo como fonte de informação, seja no complemento de uma notícia com elementos de multimédia ou como fonte principal. Com a edição digital, os jornais passaram a ter uma grande vantagem em relação à edição impressa. O espaço ilimitado e a possibilidade enriquecer a notícia com elementos de multimédia são as novas potencialidades do novo sistema informativo.
- Controlo e Gestão do Carregamento de Sistemas de Armazenamento de Energia em Veículos Elétricos, Efetuado com Recurso a Conversores DC-DCPublication . Fidalgo, João Pedro Matos Lopes; Cardoso, António João MarquesAs descobertas científicas e o avanço tecnológico observados no último século e meio foram vertiginosos, superando em muito tudo o que havia sido descoberto até aos meados do século XIX. O avanço tecnológico e o desenvolvimento da sociedade moderna estão interligados, confundindo-se ao ponto de muitas dessas descobertas serem encaradas como naturais e, portanto, torna-se inconcebível imaginar a nossa existência sem essas descobertas. Mas não se pense que o insaciável apetite pelas descobertas e pela evolução se contenta com o que já foi conseguido. Tal não faz parte do espírito humano e busca-se sempre a eficiência máxima dos engenhos desenvolvidos. Essa eficiência é imposta por fatores como os próprios indivíduos, os mercados, a economia, o meio ambiente ou as necessidades energéticas. Este estudo visa investigar e desenvolver um carregador destinado a veículos elétricos, direcionado para Sistemas Elétricos de Energia (SEE) do tipo DC, de forma a dar resposta e soluções ao nível da eficiência energética, com repercussão nos restantes fatores. A maioria dos dispositivos elétricos e eletrónicos das habitações são compatíveis com a utilização de alimentação do tipo DC, o que obriga à existência de retificação de energia AC para DC. Com a implementação de SEE do tipo DC, é possível obter ganhos ao nível da eficiência energética, pela eliminação de etapas de conversão de energia. Com a mudança no paradigma da produção e consumo de energia, estão em vias de ser implementadas redes DC à escala doméstica e de bairros. Estas permitem reduzir o número de etapas de conversão de energia, bem como as perdas na distribuição dessa mesma energia. Na implementação de redes DC, será necessário criar vários níveis de tensão, que permitam a ligação de diferentes tipos de cargas à rede. A criação dos níveis de tensão adequados será feita com recurso a conversores DC-DC. No tocante aos veículos elétricos, a temática do carregamento/descarregamento de um veículo elétrico para uma micro-rede ganhou hoje uma importância acrescida, pois os veículos, para além de consumidores, podem também ser fornecedores de energia. Como o carregamento/descarregamento se processa a níveis de potência elevados, importa usar dispositivos destinados a minimizar as perdas resultantes dos processos de conversão de energia. No sentido de apurar a efetividade dos métodos aplicados, recorreu-se a um protótipo do conversor DC-DC multinível modular, para a realização dos ensaios experimentais e obtenção de resultados pretendidos.
- Proibição do Burkini na FrançaPublication . Costa, Kattyane da Silva; Santos, Ana Leonor Serra Morais dosO objetivo dessa investigação é analisar as publicações nos portais online dos jornais franceses Le Monde e Le Figaro no que diz respeito a Proibição do Burkini. Os decretos da proibição ocorreram em várias praias da costa francesa no verão de 2016. O Burkini é um traje de banho que cobre o corpo da mulher da cabeça aos pés, deixando a mostra apenas o rosto, e que geralmente é usado por mulheres muçulmanas. Na primeira parte da dissertação foi realizada uma pesquisa bibliográfica que pôde servir de embasamento teórico e direcionar a uma conclusão científica. Foram escolhidas teorias do jornalismo e também das ciências sociais, como a Teoria do Agenda-Setting, o Pós-estruturalismo e o Pós-colonialismo. Na parte empírica foram selecionadas 47 notícias no total, 22 do Le Figaro e 25 do Le Monde, e como método de foi usado a Análise de Conteúdo. A investigação busca conscientizar o meio acadêmico e profissional sobre a importância das notícias diárias sobre a opinião pública, assim como perceber quais são os seus vícios, nocivos na construção da notícia. E assim sugerir aos leitores que façam uma análise não só da situação noticiada mas também de como está sendo noticiada.
- As múltiplas histórias de um universo narrativo abertoPublication . Freire Filho, Alexandre Costa de Luna; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoEste trabalho investiga possibilidades de poéticas narrativas em um formato de videojogo mais recente e complexo, o open world. Este tipo de jogos oferece uma ampla agência narrativa aos jogadores, e esta entra em conflito com o controle narrativo por parte dos gamedesigners. As histórias criadas pelos jogadores a cada playthrough de Elder Scrolls V: Skyrim surgem através de um acordo entre jogador e game designer, nos quais o jogador exerce diferentes papéis diegéticos, moldando uma experiência narrativa que emerge por meio de sua interferência e trabalho, sendo o jogador agente da formação da sua experiência narrativa durante o jogo. O mundo narrativo, inserido dentro do círculo mágico do jogo, é criado pelo game designer, e serve como um ambiente aberto de múltiplas possibilidades narrativas, um parque de diversões no qual o jogador explora e molda a sua experiência. Ao criar um acordo entre jogador e gamedesigner em um sistema de software que tenta emular um TRPG, tem-se uma obra aberta, uma máquina tecedora de histórias dentro do mundo narrativo de Elder Scrolls V: Skyrim.
- Airport Performance Analysis and ForecastingPublication . Valente, Nuno Rafael; Silva, Jorge Miguel dos ReisAirports are an essential part of air transport system, providing infrastructures to enable the transfer of passengers and freight between the land surface and air vehicles, to store and maintain aircraft and to accommodate other service providers needful to air transportation. Moreover, airports have strategic importance to the regions they serve as they bring wealth, employment opportunities, promote regional tourism and encourage economic development. Over the years, air traffic has grown exponentially without a corresponding investment in airport infrastructures and is now reaching a stage where airports may face congestion due to lack of capacity. Due to these facts, there is a growing pressure to manage the air transport system more efficiently. Therefore, it is of utmost importance to analyse airport performance and predict the development of the factors that may affect it. This study addresses airport performance by predicting it through the passengers and aircraft movements forecasts. For this purpose, airport performance is measured through Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH) methodology by adopting Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking (PESA-AGB) model. The forecasting method consists of an exponential smoothing technique that could be easily used by airport managers and that allow creating three different scenarios of development. Results show the forecasted number of passengers and aircraft movements at a fictitious airport representative of a major Portuguese airport as well as its consequent performance score. Moreover, it is shown that the weight, empirically assigned by experts, that each indicator has on airport performance may invert when considering the direct impact on other indicators.
- O efeito de diferentes programas de treino da força muscularPublication . Coruche, Armando José Feliciano; Neiva, Henrique PereiraEste estudo teve como principal objetivo perceber quais as repostas fisiológicas e mecânicas a diferentes esforços desenvolvidos durante 16 diferentes protocolos de treino da força (PTF) no exercício de supino, determinados pela velocidade da primeira repetição e da perda de velocidade ao longo da série, para intensidades relativas de 50%, 60%, 70% e 80% de 1RM. Foram avaliados 10 sujeitos masculinos, com 23.6 ± 3.5 anos de idade, 1.79 ± 0.07 m de altura e 81.0 ± 17.4 kg de massa corporal. Cada sujeito foi avaliado antes e após a aplicação de 16 PTF, através da determinação da carga correspondente à velocidade de 1m?s-1 (V1), e o valor de lactato sanguíneo. Durante o decorrer de cada PTF foram controladas as velocidades de execução na fase propulsiva do movimento de supino e avaliado o índice de esforço. Cada PTF foi limitado em termos de repetições realizadas pela perda de velocidade permitida ao longo da série (15%, 25%, 40% e 55%), utilizando cargas de 50%, 60%, 70% ou 80% de 1RM (determinado pela velocidade da primeira repetição). Cada PTF foi realizado depois de duas sessões de familiarização e com intervalo superior a 48 horas para recuperação completa dos sujeitos. Verificamos que, o número de repetições realizadas diminuíram com o aumento da carga realizada. Entre as diferentes percentagens de carga utilizadas, verificamos diferenças para a perda de velocidade de 15% F=39.14, p=0.005; 25% F=71.38, p=0.005; 40% F=63.83, P=0.005; 55% F=94.48, p=0.005. A perda de velocidade V1 entre o valor pré e pós sessão de treino demonstrou ser diferente para as cargas de 40% e 55% de 1RM (F=13.9, p=0.005 e F=12.24, p=0.005, respetivamente). Mais ainda, verificamos uma relação entre as concentrações de lactato sanguíneo e os indicadores mecânicos, nomeadamente com a velocidade em V1 (r = 0.95; p<0.01), com o índice de esforço (r=0.95, p<0.01) e com o número de repetições realizadas (r=0.85, p<0.01). Estes resultados indicam um aumento da fadiga mecânica e fisiológica à face ao aumento da percentagem de perda de velocidade na série perante a mesma intensidade relativa. As perdas de velocidade superiores na série indicam maior grau de fadiga, sendo que em intensidades relativas inferiores a fadiga foi superior, para a mesma perda de velocidade. O índice de esforço mostrou ser uma variável válida enquanto expressão do carater de esforço, demonstrando relação entre as variáveis V1 e lactato, que no presente estudo serviram para quantificar o grau de fadiga. Concluindo que tais resultados parecem indicar que se poderá utilizar a perda de velocidade para controlo e programação do treino, conhecendo assim a resposta em termos de fadiga através do aumento do índice de esforço e da concentração sanguínea de lactato.
- Casas dos ClubesPublication . Zocca, Ricardo Oliveira; Canavilhas, João Manuel MessiasOs heróis de outrora, tomam os gramados como suas arenas, representando a mesma garra, sentimento de união e identidade. O futebol também é uma das maiores indústrias da atualidade, contendo, tanto a força e a história, ligado a ancestralidade que o fez surgir, como muito desse aspecto industrial, comercial e moderno. A conquista de fãs e o aumento da importância global, juntamente com a paixão descontrolada que tomou esse esporte, gerou um culto sobre o futebol que foi capaz de criar as suas próprias instituições para a prática desse culto: As Casas dos Clubes. Já tradicionais em Portugal, o conceito de Casas dos Clubes está em ascensão pelas maiores equipes do mundo, pois pode estar em sintonia com o novo projeto de transição pelo qual os clubes recentemente passaram, transformando-se em marcas que acabam por destacar estratégias específicas para essas instituições, configurando um novo recurso de Comunicação e Marketing. O trabalho objetiva fazer um estudo histórico do que proporcionou a criação e do que elas representam para os três maiores clubes de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal. Foram identificados, através de entrevistas em profundidade com os gestores gerais e focus groups com os frequentadores, pelos menos dois modelos constituintes dessas Casas, que estão direcionadas de acordo com os conceitos de futebol antigo e futebol moderno, proposto por Costa (1997).
- Modelação e Análise de Sistemas de Geração FotovoltaicaPublication . Nunes, Hugo Gabriel Garcia; Mariano, Silvio José Pinto SimõesA procura de novos recursos energéticos é uma tarefa crucial hoje em dia, já que o mundo está em constante mudança e as sociedades exigem energia para continuar a crescer e a viver. Nesse sentido, a investigação sobre o uso da energia solar tem crescido a cada ano, uma vez que se trata de uma fonte renovável. Particularmente, a produção de energia elétrica através de sistemas solares fotovoltaicos tem aumentado rapidamente na presente década. O que leva à necessidade de prever e analisar o comportamento real dos sistemas solares fotovoltaicos quando em funcionamento. Sendo, para isso necessário, enfrentar o problema desafiador de determinar os parâmetros dos modelos matemáticos das células e módulos fotovoltaicos. O objetivo desta dissertação consiste em determinar os parâmetros fotovoltaicos ótimos através de algoritmos de otimização bio inspirados. Assim como, caraterizar o comportamento das células e módulos fotovoltaicos em diferentes condições de funcionamento. Deste modo, é apresentada uma visão geral da energia solar fotovoltaica e dos seus sistemas de aproveitamento, bem como dos aspetos relacionados com a modelação matemática que permite caraterizar esses sistemas. Particularmente, na modelação matemática são abordados os vários modelos matemáticos e ainda os vários métodos para determinar os parâmetros fotovoltaicos, quer seja a partir da informação disponibilizada pelos fabricantes ou a partir de dados experimentais. No entanto, essa caraterização depende fortemente do valor dos parâmetros fotovoltaicos ótimos, os quais por sua vez dependem das condições de funcionamento. No sentido, de analisar a influência dos parâmetros, é realizada uma variação quantitativa dos parâmetros. Assim como, para analisar a sua dependência (em relação a irradiância e temperatura) é realizado um estudo da variação dos parâmetros fotovoltaicos com as condições de funcionamento. Neste seguimento, e com o objetivo de determinar os parâmetros ótimos dos modelos matemáticos, que caraterizam as células e módulos fotovoltaicos, são propostos novos métodos para determinar os respetivos parâmetros com base em algoritmos de otimização bio inspirados. Por último, é apresentado um novo modelo matemático que permite determinar os parâmetros fotovoltaicos em várias condições de funcionamento e tecnologias fotovoltaicas.
