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- O consumo, produção, filtragem e recirculação de notícias locais como parte da sociabilidade da geração Y no facebookPublication . Ferreira, Luciana Gomes; Alves, Anabela Maria GradimEstamos na era da informação que se tornou ubíqua. As pessoas agora a acessam por vários formatos, plataformas, e dispositivos inumeráveis. A lealdade com uma determinada organização de notícias ou meio tecnológico para consumir notícias já não é tão óbvio. É a nova ecologia comunicacional sendo construída a partir das técnicas e plataformas digitais. A proposta deste trabalho é contribuir para um melhor entendimento desse contexto comunicacional inédito, característico do século XXI, e esta pesquisa trata sobre as relações de consumo, apropriação, produção e difusão de informação local que se apresentam nas redes sociais online sob a forma de interações sociais. Por suas caracterísiticas inovadoras, no sentido de responder por um momento de transição social, percebeu-se que a mudança do contexto comunicacional está diretamente relacionada à questão geracional e que pessoas da geração Y são o centro dessa passagem de costumes. São indivíduos extremamente hábeis com as tecnologias de comunicação digital e dispõe de uma gama de dispositivos móveis para se conectar em tempo real e em mobilidade, demonstrando que a ecologia midiática contemporânea é fundada também em outra dinâmica social: a do fluxo comunicacional vinculado a sociabilidade por ligações em redes sociais na internet. Este processo em construção induziu a outra reflexão sobre o papel dessas comunicações, que fogem ao padrão tradicional, na formação do engajamento cívico que tem sua base social representada na informação local que abastece a comunidade de capital social. Ou seja, este trabalho teve como objetivo refletir sobre notícias locais nas mídias sociais, pois sabe-se que a comunicação local, apesar dos conceitos recentes de globalização e desterritorialização que colocam as notícias comunitárias em outro patamar de construção, ainda é fundamental para o desenvolvimento das comunidades e sociedade, enfim, das relações entre as pessoas. A metodologia para coleta de dados foi a quantitativa no contexto da etnografia digital e o corpus foram os imigrantes brasileiros em Portugal por serem pessoas em mobilidade e que representam o conceito de valorização das notícias locais no contexto da comunicação digital que vem se fortalecendo mesmo à distância em função da internet.