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da Silva Pinheiro Fantasia, Carla Susana

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  • Boas práticas no setor público: O caso das autarquias
    Publication . Fantasia, Carla Susana da Silva Pinheiro; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Paço, Arminda Maria Finisterra do
    Se a importância das autarquias já era inequívoca, a crise económica que o país tem atravessado, veio conferir-lhes um papel crescente e cada vez mais determinante ao nível da responsabilidade social. A constatação desta realidade levou à elaboração do presente estudo. Para a sua concretização recorreu-se ao benchmarking, uma ferramenta usada em processos de melhoria da qualidade, que começa agora a emergir na administração local em Portugal. Através deste mecanismo de comparação de boas práticas nos serviços prestados pelos municípios pretende-se fomentar o aparecimento de projetos que visem a melhoria contínua dos serviços públicos. Apresentar-se-á um estudo quantitativo, sobre o benchmarking efetuado aos serviços prestados nas autarquias, para o qual foram definidos os seguintes objetivos: identificar áreas para melhorias, identificar as melhores práticas dos municípios em causa e conhecer alguns fatores que influenciam as atitudes dos autarcas e técnicos para adotar essas práticas. Os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos responsáveis de seis autarquias, cujo conteúdo foi submetido a um processo de análise. Posteriormente as respostas foram comparadas com os resultados do questionário que foi aplicado aos munícipes residentes nos seis municípios envolvidos nesta investigação, de forma a averiguar se existiam diferenças de perceções. Em grande parte das áreas analisadas (apoio social, educação, cultura, ambiente e urbanismo) regista-se uma concordância entre as respostas dos munícipes e as dos autarcas, mas é notória a falta de informação dos munícipes em matérias específicas. A maioria dos municípios oferece um nível adequado de serviços à população. O presente estudo conduziu à apresentação de um ranking dos municípios que se destacam pelas boas práticas implementadas.
  • O papel e o contributo dos Gabinetes de Comunicação nas Unidades Locais de Saúde para a Literacia em Saúde em Portugal
    Publication . Fantasia, Carla Susana da Silva Pinheiro; Serra, Joaquim Paulo Mateus; Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
    A Comunicação em Saúde tem assumido especial relevância nos últimos anos. Apesar do vínculo entre estas duas áreas ser relativamente recente, o campo das Ciências da Comunicação tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante na área da saúde. A Comunicação devidamente estruturada é uma necessidade pertinente para qualquer Unidade de Saúde. Mais se justifica em Unidades Locais de Saúde (ULS), que agregam diferentes cuidados de saúde: preventiva, cuidados diferenciados e Saúde Pública. “O papel e o contributo dos Gabinetes de Comunicação nas Unidades Locais de Saúde para a Literacia em Saúde em Portugal” foi o tema que escolhemos, dada a sua pertinência e atualidade. Qual o papel e contributo dos Gabinetes de Comunicação das Unidades Locais de Saúde nas estruturas em que se inserem? Foi esta a nossa pergunta de partida para esta investigação, levada a efeito em pleno ano de pandemia pela Covid 19. Mais concretamente, esta Tese teve como objetivos alcançar uma maior compreensão sobre a relevância dos Gabinetes de Comunicação nas Unidades Locais de Saúde, identificar o contributo destes serviços junto da população e compreender o seu papel para a promoção da saúde e prevenção da doença. Atendendo à natureza do fenómeno a estudar, este trabalho utilizou um desenho de características não-experimentais e organizou-se como um estudo de casos múltiplos, com um design do Tipo IV. Na sequência de autores como Ragin (1992), consideramos o estudo de casos múltiplos como um método comparativo, dado que a estratégia utilizada permite observar padrões similares e diferenciadores e criar linhas de convergência e divergência entre um número moderado de casos. A principal conclusão que tiramos do presente estudo é que a comunicação é inseparável do relacionamento humano e tornou-se essencial e necessária quando falamos na estratégia organizacional numa unidade de saúde ou em qualquer outra estrutura. Pretende-se que este estudo ajude a perceber o papel que os Gabinetes de Comunicação têm nas Unidades Locais de Saúde e, de modo mais geral, na comunicação em saúde em Portugal. Este estudo torna-se pertinente tendo em conta a atualidade do mesmo e a necessidade da avaliação do papel dos Gabinetes de Comunicação não somente nos resultados das ULS, mas em todas as entidades de saúde. Concluímos também que a Literacia em Saúde é fundamental. Utentes bem informados são utentes mais prevenidos e que podem exigir mais das Unidades de Saúde. Por outro lado, estas Unidades têm também de estar mais atentas e atualizadas para dar uma resposta eficiente aos utentes.