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Morais de Oliveira Santos, Carolina Isabel

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  • A satisfação dos alumni dos cursos superiores de Marketing
    Publication . Santos, Carolina Isabel Morais de Oliveira; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Raposo, Mário Lino Barata
    As transformações sentidas no funcionamento do Ensino Superior ao longo da última década são notórias: diminuição do número de estudantes, diversidade cultural, abandono académico, novo enquadramento legal e formas de financiamento. A aplicação do Marketing às Instituições de Ensino Superior (IES) é polémica e o debate é intenso na literatura. Esta é vasta sobre as questões relacionadas com a satisfação no Ensino Superior. No entanto, não se encontrou, até ao momento, qualquer referência na literatura sobre a relação entre a satisfação com a formação académica dos alumni, a sua satisfação profissional e o seu comportamento de lealdade, questões investigadas neste estudo. Este conhecimento parece fundamental para as IES numa perspetiva de oferta de formação ao longo da vida e para a progressão dos estudos dos diplomados. A construção e validação estatística do modelo conceptual de análise para a compreensão das relações entre a satisfação com a formação académica inicial recebida nas IES e a demonstração do comportamento de lealdade dos diplomados, à instituição que os formou, respondeu à questão principal de investigação: “Qual a relação entre a satisfação com a formação académica dos alumni do 1º ciclo dos cursos de Marketing e o comportamento de lealdade relativamente à Instituição de Ensino Superior?” A compreensão de como a imagem da instituição e a satisfação profissional atuam no binómio satisfação-lealdade, constructos que foram a base para a construção do modelo proposto e a identificação dos preditores das relações estudadas, constituem-se como contributos relevantes deste estudo. A revisão da literatura para a construção do quadro teórico desenvolveu-se em duas vertentes: a primeira centrou-se no Ensino Superior em Portugal para contextualizar a investigação e a segunda para aprofundar e fundamentar o quadro conceptual. Foi administrado um inquérito por questionário online, como instrumento de recolha de dados, a 1.102 diplomados de cinco instituições, diferenciadas quanto à localização geográfica, abrangendo os Ensinos Universitário e o Politécnico e os sistemas público e privado. Os dados recolhidos nas 224 respostas validadas foram tratados estatisticamente através dos programas SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences) e SmartPLS 3.0 (Partial Least Squares). Da análise dos resultados concluiu-se que o modelo concebido é ajustado à realidade estudada, o que permite afirmar que a satisfação com a formação académica está fortemente relacionada com a formação académica ministrada, com a imagem da instituição e com o comportamento de lealdade o qual é mais expressivo pela recomendação do que pelo retorno à IES. A adequação das expetativas com o curso, a preparação para o mercado de trabalho e o ajustamento entre os conteúdos teóricos e a prática profissional constituíram-se como os preditores mais relevantes de satisfação com a formação académica. A recomendação da IES e do curso constituíram os preditores da lealdade pela recomendação enquanto a disposição para prosseguir estudos na instituição da formação inicial e a disposição para frequentar outro curso na mesma IES afirmaram-se os preditores mais relevantes da lealdade pelo retorno. Verificou-se, também, que a satisfação com a formação académica e a formação académica são influenciadas pela satisfação profissional. Concluiu-se que a satisfação com a formação académica é um dos principais elementos estruturantes para atingir o comportamento de lealdade. A imagem constitui-se como o outro elemento estruturante de lealdade. Entende-se como pertinente valorizar os alumni como um público central nas Instituições de Ensino Superior. É prioritário adotar estratégias de Marketing adequadas e inovadoras no Ensino Superior para captar, reter e fidelizar os alumni e, simultaneamente, promover uma imagem atrativa, para a ligação com os mercados e para o relacionamento com todos os seus públicos, de modo a atingir a sustentabilidade e a competitividade das IES. Estas devem investigar, refletir e atuar sobre algo primordial: a satisfação com a formação ministrada.