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Vasconcelos Reinolds de Sousa, Joaquim

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  • Locating Unreported Leaks with Modelling Tools and Pressure Monitoring: a Case Study
    Publication . Ribeiro, Luisa; Sousa, Joaquim; Muranho, João; Marques, Alfeu Sá
    Water losses are a major concern for water companies, mostly due to their economical, technical, social and environmental negative impacts. Unreported leaks are a major cause of water losses in water distribution networks (WDNs) and they are difficult to locate, particularly in plastic pipes, large diameters and low pressure conditions. The location of these leaks is very time consuming and requires specialized human resources, using sophisticated and costly acoustic equipment. The use of modelling and optimization tools, supported by flow and pressure measurements, is showing to be a challenging alternative to the traditional procedure. This paper presents the application of the methodology proposed in Ribeiro L. S., 2012; Ribeiro L. S., 2015; Sousa, 2015 to a real WDN, highlighting the major difficulties faced when dealing with real world conditions, namely gathering and checking data, and building and calibrating the water distribution model. The results obtained in this case study show that this approach is very promising, encouraging future applications and developments
  • Avaliação em Voo das Características de uma Asa de Envergadura Variável
    Publication . Sousa, Joaquim Vasconcelos Reinolds de; Gamboa, Pedro Vieira
    O presente documento descreve o trabalho desenvolvido relativo à instrumentação e ensaios de voo de avaliação do desempenho aerodinâmico do veículo aéreo não tripulado (Unmanned Aerial Vehicle – UAV) desenvolvido no Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) da Universidade da Beira Interior. Este UAV, denominado Olharapo, possui duas configurações diferentes: a primeira com uma asa convencional fixa instalada e outra com uma asa morphing de envergadura variável (VSW). Diversos sistemas de voo, tais como um sistema First Person View (FPV), um sistema de rádio controlo de longo alcance e um piloto automático, foram incorporados de forma a adquirir toda a informação essencial para a determinação da eficiência aerodinâmica de ambas as asas e para permitir o controlo e comunicações em tempo real. Para validar de forma segura a integração de todos estes sistemas, foi utilizado um aeromodelo denominado Skywalker. Após diversos testes de voo com este aeromodelo, verificou-se que todos os sistemas funcionaram da forma pretendida, permitindo assim a sua instalação no UAV Olharapo. Foram realizados diversos voos direcionados para a determinação do desempenho aerodinâmico, onde se obteve uma curva de eficiência aerodinâmica bem definida para o UAV com a asa convencional instalada. A razão de planeio máxima atingida com esta asa foi de 10 para uma velocidade correspondente de 15.4 m/s e coeficiente de sustentação (CL) de 0.71. Em relação à VSW, três configurações distintas de envergadura foram ensaiadas, sendo uma configuração de envergadura máxima de 2.5m, uma configuração intermédia de 2m e uma configuração de envergadura mínima de 1.5m. Apesar de não existir ainda informação suficiente que caracterize a curva de eficiência da VSW, duas principais zonas de pontos de eficiência foram observadas. Para a configuração de envergadura máxima, obteve-se uma razão de planeio de 8.5 a uma velocidade correspondente de 15 m/s e CL de 0.67. Em relação à configuração de envergadura intermédia, foi possível constatar que para baixos coeficientes de sustentação, a razão de planeio tendia para os mesmos valores obtidos para o UAV com a asa convencional instalada. Tal facto pode levar à conclusão que a determinado momento, a eficiência aerodinâmica da VSW possa ultrapassar a da asa convencional. De forma a caracterizar na sua plenitude a eficiência aerodinâmica do UAV com a VSW instalada, deverão ser realizados um maior número de ensaios de voo, particularmente com baixos coeficientes de sustentação.