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- Os Efeitos do Treino da Condição Física em Contexto MilitarPublication . Coge, Manuel; Esteves, Maria Dulce Leal; Neiva, Henrique PereiraO campo de batalha moderno impõe tarefas quotidianas fisicamente exigentes, pelo que o condicionamento físico dos militares é um elemento crucial e o treino físico um dos elementos fundamentais da preparação de cadetes. Esta tese teve como objetivos caracterizar a composição corporal e os níveis de desempenho físico dos cadetes militares de Angola, bem como avaliar os efeitos de um programa de treino físico de 34 semanas na sua aptidão física. Foram analisadas variáveis de força muscular dos membros superiores e inferiores, aptidão cardiorrespiratória e a composição corporal de 90 cadetes da academia militar (48 homens e 42 mulheres), com idades entre 18 e 24 anos. Os valores do índice de massa corporal situaram-se dentro da faixa normal tanto para homens quanto para mulheres, assim como os níveis de gordura corporal. No entanto, o desempenho físico foi inferior nas mulheres, com valores mais baixos em indicadores como flexões, abdominais e o lançamento da bola medicinal. O salto com contramovimento, a corrida de 80 metros e a aptidão cardiorrespiratória também apresentaram resultados significativamente mais baixos entre as mulheres. Num seguinte estudo, foram analisados os efeitos de um programa de treino militar em 74 cadetes (40 homens e 37 mulheres), com idades entre os 18 e 26 anos. Os participantes foram sujeitos a um programa de treino de treino de força e de resistência por 34 semanas (realizado duas vezes por semana, 90 min/sessão). Antes e após o período de treino foi avaliada a força muscular dos membros superiores e inferiores, a aptidão cardiorrespiratória e a composição corporal. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa em todas as variáveis avaliadas após o programa de treino. Os maiores efeitos foram notados na massa corporal, no salto com contramovimento, no lançamento de bola medicinal e nas flexões. Curiosamente, os homens apresentaram uma maior redução de massa corporal e maior melhoria no lançamento de bola medicinal, enquanto as mulheres mostraram uma maior redução de massa gorda. Estes resultados sublinham a necessidade de programas de treino físico específicos para melhorar a composição corporal e o condicionamento físico dos cadetes militares do ISTM, especialmente nas mulheres, que apresentaram valores mais baixos de massa livre de gordura, aptidão cardiorrespiratória e desempenho neuromuscular. A inclusão de protocolos de treino adaptados ao sexo poderá maximizar a eficácia do treino e otimizar o desempenho nas tarefas físicas de alta relevância militar. Embora o estudo tenha limitações, os resultados oferecem uma contribuição significativa para o desenvolvimento de estratégias de treino mais eficazes na preparação de cadetes militares em Angola.
- Perceções do supervisor pedagógico sobre o seu papel e ação no ensino superiorPublication . Coge, Manuel; Guimarães, Sandra Carina Machado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA supervisão pedagógica é transversal a qualquer atividade que envolva processos de ensino e aprendizagem. O papel de supervisor é, por isso, fundamental no apoio e na orientação ao Professor quer na definição e implementação de estratégias, critérios e objetivos, quer na reflexão sobre o próprio processo ensino-aprendizagem. A investigação que aqui se apresenta, de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender as perceções dos chefes de seção de departamento do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola sobre o conceito de supervisão, o papel e funções do supervisor bem como da sua organização do trabalho. Assim, foram realizadas entrevistas a dez chefes de seção de diferentes departamentos do ISTM. A análise, e consequente discussão e conclusão dos dados corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Assim, é claro no discurso dos participantes que a supervisão é muito importante no desenvolvimento profissional do professor com repercussões no próprio processo ensino aprendizagem e no desenvolvimento integral do aluno. É ainda de realçar que na perspetiva dos chefes de seção entrevistados o supervisor tem a função de coordenação e organização do trabalho de forma coletiva na instituição, de orientação e assistência aos professores, bem como de proposta de materiais e sugestão de novas metodologias para enriquecimento da prática pedagógica. Na opinião dos mesmos a relação supervisor-professor deve ser empática e de colaboração. Esta investigação alerta-nos para a necessidade de promover formação especializada a quem exerce funções de supervisor, clarificando conceitos e desenvolvendo estratégias pedagógicas promotoras de uma relação colaborativa e co-construtora do desenvolvimento profissional de todos os intervenientes, com impacto no próprio desenvolvimento integral do aluno.