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Almeida, Roberto Gonçalves Galopa

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  • Fatores que influenciam a intenção empreendedora dos alunos universitários angolanos
    Publication . Almeida, Roberto Gonçalves Galopa; Madeira, Maria José Aguilar
    O empreendedorismo tem sido reconhecido como um motor fundamental para o crescimento económico, a inovação e a geração de emprego, assumindo particular relevância em países em desenvolvimento como Angola. No contexto das instituições de ensino superior, compreender os fatores que moldam a intenção empreendedora dos estudantes torna-se essencial para a formulação de políticas educativas e estratégias de apoio ao desenvolvimento de competências empreendedoras. Este estudo tem como propósito analisar os fatores que influenciam a intenção empreendedora dos estudantes universitários em Angola, com foco nas instituições de ensino superior angolanas, localizadas na Província de Benguela. O objetivo central foi analisar o impacto da educação empreendedora, da autoeficácia empreendedora e dos antecedentes familiares empreendedores na formação da intenção de empreender. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, com recurso a dados primários, recolhidos por questionário online aplicado através do Google Forms, tendo obtido 216 respostas válidas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, correlação de Pearson e regressão linear múltipla, utilizando o software IBM SPSS Statistics (versão 30 para Windows), garantindo reprodutibilidade e transparência científica. Os resultados revelaram que a autoeficácia empreendedora constitui o fator mais determinante da intenção empreendedora dos estudantes, confirmando que níveis mais elevados de confiança pessoal se associam a uma maior predisposição para empreender. Em contrapartida, nem a educação empreendedora e nem os antecedentes familiares empreendedores apresentaram efeitos estatisticamente significativos. Entre as variáveis sociodemográficas de controlo, apenas o género feminino se destacou, evidenciando uma maior intenção empreendedora em comparação com os estudantes do sexo masculino. O modelo global mostrou um ajustamento robusto. Este estudo contribui para a compreensão do fenómeno do empreendedorismo no contexto angolano, ao mostrar a importância da autoeficácia como fator-chave na decisão de empreender, bem como ao sugerir que a educação empreendedora carece de maior aplicabilidade prática para gerar impacto efetivo. As implicações práticas apontam para a necessidade de reforçar a componente experiencial da educação empreendedora, fomentar programas de mentoria e contacto com empreendedores reais, e adotar políticas públicas que valorizem o papel da mulher e promovam o empreendedorismo juvenil. Do ponto de vista académico, a investigação acrescenta evidência empírica a um campo ainda pouco explorado em Angola.