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  • Introdução à Ciência Política - Colectânea de actividades interactivas na aula
    Publication . Silveira, Pedro
    Colectânea de actividades interactivas na aula
  • To be or not to be a politician: Profile and governmental career of Portuguese junior ministers
    Publication . Silveira, Pedro
    This paper analyses the socio-political profile and the governmental career of the junior ministers who held office in Portugal between 1976 and 2011, putting the focus on the differentiation between individuals with and without prior political experience. Contrary to what is indicated in the literature, the results of this investigation reveal that most of these individuals are politically inexperienced and have a short and occasional governmental career. There are, however, important differences if we consider their political background, which confirms the relevance of the distinction between political and nonpolitical junior ministers.
  • Método Etnográfico
    Publication . Rocha, Bruno; Silveira, Pedro
    Uma abordagem etnográfica não será, decerto, a escolha convencional de um investigador em Ciência Política, uma ciência social que tem privilegiado nas últimas décadas a utilização de métodos e técnicas quantitativas. No entanto, o método etnográfico não é estranho à disciplina, tendo vindo a conquistar espaço na análise de fenómenos políticos, da formulação e implementação de políticas públicas à análise de prática de segurança em zonas de fronteira. Ademais, deve sublinhar-se a sua relevância na produção de análises detalhadas indispensável à política comparada (Schatz, 2009, p. 3). [...]
  • Uma aula diferente
    Publication . Silveira, Pedro
    Este artigo visa revelar o impacto da introdução de atividades interativas na aula na satisfação dos alunos. Partindo da abordagem construtivista do conhecimento e das vantagens da aprendizagem ativa (active learning), foi realizado um estudo empírico que consistiu na comparação dos questionários de satisfação dos alunos de duas turmas em que não foram utilizadas atividades com outras duas em que estas foram realizadas. Os questionários foram sujeitos à análise de conteúdo qualitativa e quantitativa, revelando a valorização que os alunos atribuem às aulas interativas. A interatividade passou a ser considerada o mais importante ponto forte de avaliação tanto da unidade curricular como do docente. Estes resultados reforçam estudos anteriores que mostram as vantagens da aprendizagem ativa no aumento da satisfação dos alunos. Eles são particularmente importantes na área da Ciência Política, em que um tipo de aprendizagem que estimule as capacidades analíticas, o espírito crítico e as competências comunicacionais será especialmente adequado.
  • Governo e elites governativas em Portugal (1976-2020)
    Publication . Camerlo, Marcelo; Paris, André; Ruel, Teresa; Silva, Patrícia; Silveira, Pedro
    Neste Policy Brief apresentamos alguns dados recentemente recolhidos e analisados no âmbito deste projeto para o caso português. Quanto à estrutura, depois de uma secção de enquadramento sobre o lugar do governo no sistema político português, apresentamos uma breve caracterização do actual governo que servirá como ponto de partida para, nas secções seguintes, analisarmos os atributos básicos do governo e das elites governativas em Portugal desde 1976. Assim, serão analisados os principais atributos dos vários governos constitucionais, o seu desenho organizacional, assim como algumas das características mais importantes dos ministros e dos secretários e subsecretários de Estado. Por fim, mesmo tratando-se de uma arena com especificidades próprias, inclui-se uma secção sobre os governos regionais das regiões autónomas.
  • Religião no Centro do Poder: católicos no núcleo duro do governo português (1980-2019)
    Publication . Silveira, Pedro
    Em Janeiro de 1998, a Juventude Socialista apresentava, através do deputado Sérgio Sousa Pinto, um projeto de lei que possibilitava o aborto, por vontade da mulher, desde que realizado até às dez semanas. Por uma escassa margem de nove votos, a lei foi aprovada na generalidade, numa longa e intensa sessão parlamentar. No entanto, no dia seguinte, o primeiro-ministro António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa – líder do PSD, o maior partido da oposição – anunciavam um acordo para a convocação de um referendo. Fazendo parte de uma intricada negociação e de cálculos políticos mais alargados (Freire e Baum, 2003, p. 136-137), esta era também uma maneira de os dois líderes políticos, ambos católicos praticantes, evitarem uma decisão contrária à sua consciência. [...]
  • Governo de Portugal
    Publication . Silveira, Pedro
    Quando o desemprego aumenta, um grande incêndio deflagra ou uma pandemia surge, para onde olham os portugueses? A quem exigem soluções e atribuem responsabilidades? É muito provável que se virem instintivamente para o governo. Mas, afinal, o que se pode entender por "governo"? Como surgiu e para quê? Como se compõe, estrutura e funciona no dia-a-dia? e como se relaciona com outras instituições? Este livro identifica e questiona alguns traços característicos do Governo de Portugal. No final, em jeito de diagnóstico, sinaliza alguns problemas do executivo português à luz do papel dos governantes e dos governados. Porque, na verdade, um governo eficaz e responsivo necessita de cidadãos interventivos, logo, bem esclarecidos sobre o que significa governar.
  • A técnica no poder
    Publication . Silveira, Pedro
    Quando Max Weber alertou para o perigo de os ministros verem a sua atuação capturada pelos técnicos – já que estes detêm maior know-how –, estava longe de intuir que também eles poderiam chegar em massa ao cargo ministerial. [...]
  • Introdução à Ciência Política
    Publication . Silveira, Pedro
    Tópicos orientadores de apoio pedagógico utilizados e disponibilizados no âmbito da UC "Introdução à Ciência Política" (UC 12244)
  • Sub-representação de uma geração
    Publication . Lopes, Hugo Ferrinho; Silveira, Pedro; Lopes, António
    O aparente “divórcio” entre os jovens e a política tem sido amplamente discutido e, inclusive, dado como uma certeza nas últimas décadas. Mas existirá, efetivamente, um “divórcio” no que diz respeito à representação de jovens na política? E, a existir, quais são as causas? Quem cometeu “adultério”? Noutras palavras, se os jovens estão efetivamente distantes de cargos políticos, a quem podem ser assacadas responsabilidades? Por um lado, argumenta-se que a culpa deste “distanciamento” reside nas novas gerações, que deixaram de se interessar pela política. Por outro, que as oportunidades em cargos políticos lhes estão vedadas. [...]