Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

MediaTrust.Lab - Local Media Lab for Civic Trust and Literacy

Authors

Publications

Literacia para os media como combate à desinformação: Um olhar para o ensino superior de jornalismo em Portugal e Espanha
Publication . Santos, Fátima Catarina Carrilho; Pedrosa, Pedro Jerónimo
Atualmente, devido à constante evolução dos media, o utilizador depara-se com múltiplas possibilidades, passando de recetor passivo a potencial criador e difusor de conteúdos. Apesar do acesso generalizado às novas tecnologias e aos novos media, a literacia para um uso crítico não se desenvolve de forma automática e merece uma especial atenção devido à sua potencialidade no combate à desinformação. Tendo estes aspetos em consideração, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar a forma como os futuros jornalistas estão a ser preparados para terem um papel ativo no combate à desinformação. O facto de os profissionais de comunicação e jornalismo dominarem práticas e terem conhecimentos, ainda que a diferentes níveis, relacionados com o jornalismo, os media e o digital, coloca-os na linha da frente em termos de literacia. No entanto, perante as perceções de académicos de referência em Portugal e Espanha, a respeito da preparação dos estudantes e tendo em conta a identificação e análise dos planos de estudos, a literacia para os media tem estado pouco presente no ensino superior de jornalismo. Nas entrevistas aos responsáveis das licenciaturas e “grados” em jornalismo e similares, damo-nos conta de que reconhecem que os estudantes chegam com apuradas capacidades técnicas digitais. O ensino tem-se concentrado em fortalecer essas habilidades com unidades curriculares direcionadas para a prática. Contudo, o corte nas Humanidades e Ciências Sociais nos planos curriculares acarreta uma diminuição direta na promoção do pensamento crítico, necessário na reflexão sobre a realidade. As nossas conclusões tornam possível afirmar que a literacia para os media numa forte aliança com o ensino de jornalismo e similares poderia ter um impacto significativo no combate à desinformação. Importa ressalvar que reconhecemos que nem todos os estudantes de licenciaturas similares a jornalismo, como Ciências da Comunicação, pretendem vir a ser jornalistas. No entanto, todos eles devem ter conhecimentos significativos na literacia para os media devido à sua responsabilidade como futuros profissionais que poderão vir a trabalhar nesse contexto. Neste sentido, além de uma profunda missão social na forma de transmissão de conhecimentos para a sociedade, fomenta-se a consolidação dos saberes adquiridos pelos alunos. Ligam-se, assim, o objetivo de exercer o exercício da profissão em pleno com a componente pedagógica.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

PTDC/COM-JOR/3866/2020

ID