Loading...
Research Project
MediaTrust.Lab - Local Media Lab for Civic Trust and Literacy
Funder
Authors
Publications
Literacia para os media como combate à desinformação: Um olhar para o ensino superior de jornalismo em Portugal e Espanha
Publication . Santos, Fátima Catarina Carrilho; Pedrosa, Pedro Jerónimo
Atualmente, devido à constante evolução dos media, o utilizador depara-se com
múltiplas possibilidades, passando de recetor passivo a potencial criador e difusor de
conteúdos. Apesar do acesso generalizado às novas tecnologias e aos novos media, a
literacia para um uso crítico não se desenvolve de forma automática e merece uma
especial atenção devido à sua potencialidade no combate à desinformação.
Tendo estes aspetos em consideração, a presente dissertação tem como principal objetivo
analisar a forma como os futuros jornalistas estão a ser preparados para terem um papel
ativo no combate à desinformação. O facto de os profissionais de comunicação e
jornalismo dominarem práticas e terem conhecimentos, ainda que a diferentes níveis,
relacionados com o jornalismo, os media e o digital, coloca-os na linha da frente em
termos de literacia.
No entanto, perante as perceções de académicos de referência em Portugal e Espanha, a
respeito da preparação dos estudantes e tendo em conta a identificação e análise dos
planos de estudos, a literacia para os media tem estado pouco presente no ensino
superior de jornalismo.
Nas entrevistas aos responsáveis das licenciaturas e “grados” em jornalismo e similares,
damo-nos conta de que reconhecem que os estudantes chegam com apuradas
capacidades técnicas digitais. O ensino tem-se concentrado em fortalecer essas
habilidades com unidades curriculares direcionadas para a prática. Contudo, o corte nas
Humanidades e Ciências Sociais nos planos curriculares acarreta uma diminuição direta
na promoção do pensamento crítico, necessário na reflexão sobre a realidade.
As nossas conclusões tornam possível afirmar que a literacia para os media numa forte
aliança com o ensino de jornalismo e similares poderia ter um impacto significativo no
combate à desinformação. Importa ressalvar que reconhecemos que nem todos os
estudantes de licenciaturas similares a jornalismo, como Ciências da Comunicação,
pretendem vir a ser jornalistas. No entanto, todos eles devem ter conhecimentos
significativos na literacia para os media devido à sua responsabilidade como futuros
profissionais que poderão vir a trabalhar nesse contexto. Neste sentido, além de uma profunda missão social na forma de transmissão de
conhecimentos para a sociedade, fomenta-se a consolidação dos saberes adquiridos
pelos alunos. Ligam-se, assim, o objetivo de exercer o exercício da profissão em pleno
com a componente pedagógica.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/COM-JOR/3866/2020