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Em Quem Confiam os Portugueses? A Gestão da Comunicação Governamental na Pandemia Covid-19
Publication . Gonçalves, Gisela; Piñeiro-Naval, Valeriano; Toniolo, Bianca
Numa situação de emergência sanitária, o grau de cumprimento público das ordens governamentais das autoridades de saúde pode afetar grandemente o curso da pandemia. Partindo do pressuposto que o (in)cumprimento das recomendações das autoridades está diretamente ligado à confiança nas fontes de informação, neste artigo, discutimos o caso concreto da comunicação governamental de Portugal durante o início da segunda vaga da doença. No contexto de uma investigação internacional da rede European Public Relations Education and Research Association Com-Covid, foi aplicado um inquérito online a 460 cidadãos portugueses entre 7 de outubro e 11 de novembro de 2020. Para este trabalho analisamos uma secção do inquérito com questões relativas às fontes de informação que inspiram maior confiança junto da população portuguesa e à opinião dos portugueses sobre a gestão da comunicação do governo. Os inquéritos foram codificados e inseridos no software estatístico SPSS. O estudo concluiu que sobressai uma perceção positiva sobre a comunicação governamental entre os inquiridos, mas que os portugueses consideram os atores do campo da saúde fontes de informação mais confiáveis do que os media ou as autoridades governamentais. Em relação à questão de género, concluiu-se que as mulheres confiam mais no governo e que têm também melhor opinião sobre a comunicação das autoridades. No que concerne à idade, verificou-se serem os jovens quem mais confia nas autoridades e nos media, ao mesmo tempo que são os mais críticos do desempenho do governo na gestão comunicacional da crise. De maneira geral, os inquiridos demonstraram pouca confiança nas redes sociais digitais e nos influenciadores digitais como fonte de informação sobre a covid-19, sendo que quanto maior é o grau académico menor é a confiança dos inquiridos nos influencers e nas redes sociais digitais.
Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas
Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
O presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universida-des públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições. Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular re-levância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
Decoding Journalism in the Digital Age: Self-Representation, News Quality, and Collaboration in Portuguese Newsrooms
Publication . Canavilhas, João; Di Fátima, Branco
This paper analyses the self-representations of Portuguese media professionals and their
work practices. Utilizing data from a broader empirical study, this paper delves into the dynamics of
influence among various actors within newsrooms. Based on journalists’ perceptions of the content,
the methods they use to assess the quality of the news are also identified. To address these enquiries,
a survey was conducted among professionals engaged in the news production process. This sample
comprised 72 individuals from various sectors of newsrooms, including photographers, designers, IT
professionals, social media managers, and videographers. The main results indicate that seven out of
ten respondents acknowledged their reliance on colleagues in newsrooms for success. Furthermore,
the data suggest that there are no significant disparities among different professionals, with personal
satisfaction emerging as the primary criterion for assessing the work quality. It is notable that almost
twice as many women tend to indicate the low impact of the journalist on their work compared to
male respondents. Moreover, most respondents stated that there is space for hybrid professionals
in newsrooms.
Articulação da direita no Facebook: identificando atores chaves do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua a partir da Análise de Redes Sociais
Publication . Cavalcanti, Davi; Jardelino, Fábio; Toniolo, Bianca Persici
Este trabalho analisou dois grupos políticos brasileiros que possuem milhões de seguidores nas redes sociais virtuais, os quais foram articuladores de grandes mobilizações nos últimos anos. A pergunta que orientou essa investigação foi: com quem se relacionam o Movimento Brasil Livre e o movimento Vem pra Rua no Facebook? Para a realização da pesquisa, foram feitas coletas e análises de dados no Facebook entre 2018 e 2019. Entre os resultados, analisaram-se os principais atores pertencentes e ligados a esses grupos e, também, se verificou a existência de uma articulação on-line entre políticos que se identificam à direita no espectro político, lideranças internas dos movimentos e parte da mídia (inclusive a alternativa). A temática é relevante por abordar desafios contemporâneos da pesquisa on-line, da Análise de Redes Sociais (ARS) e dos novos movimentos políticos no papel de produtores e disseminadores de conteúdos políticos.
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDB/00661/2020