Repository logo
 
Publication

Videojogos e o cinema: uma simbiose em crescimento

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Jogos Digitaispor
dc.contributor.advisorAlmeida, Flávio Henrique de
dc.contributor.authorMonteiro, Inês Margarida Gil Lopes
dc.date.accessioned2022-01-11T17:17:34Z
dc.date.available2022-01-11T17:17:34Z
dc.date.issued2021-03-12
dc.date.submitted2021-01-28
dc.description.abstractO uso de técnicas cinematográficas é uma prática cada vez mais corrente na construção de videojogos e estão na base da criação de mundos virtuais convincentes. Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar a presença das técnicas cinematográficas nos jogos digitais e o seu impacto na experiência do jogador. A análise feita teve como objeto de estudo quatro jogos da série Final Fantasy, e com ela pretendeu-se demonstrar a importância das técnicas cinematográficas na sua construção, desde os ângulos de câmara, aos efeitos sonoros usados. A metodologia adotada para a realização deste trabalho passou, primeiramente, por pesquisas bibliográficas e na internet, pelo visionamento de documentários, e, finalmente, pela análise dos jogos em estudo. Conclui-se que os elementos cinematográficos nos videojogos são fundamentais na construção da narrativa, que se quer imersiva.por
dc.description.abstractThe use of cinematographic techniques is an increasingly common practice in the construction of video games and is the basis for the creation of convincing virtual worlds. This work aims to study and analyze the presence of cinematographic techniques in digital games and their impact on the player's experience. The analysis made had as an object of study four games of the Final Fantasy series, and with it, was intended to demonstrate the importance of cinematographic techniques in its construction, from the camera angles to the sound effects used. The methodology adopted to carry out this work was, first, bibliographical research and on the internet, the viewing of documentaries, and, finally, the analysis of the games under study. It is concluded that the cinematographic elements in video games are fundamental in the construction of the narrative, which wants to be immersive.eng
dc.identifier.tid202840646
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11644
dc.language.isoporpor
dc.subjectCâmarapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCinematicspor
dc.subjectCutscenespor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectEntretenimentopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectVideojogospor
dc.titleVideojogos e o cinema: uma simbiose em crescimentopor
dc.title.alternativeCaso de estudo Final Fantasypor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8086_17541.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format