Publication
Videojogos e o cinema: uma simbiose em crescimento
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | por |
| dc.contributor.advisor | Almeida, Flรกvio Henrique de | |
| dc.contributor.author | Monteiro, Inรชs Margarida Gil Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:17:34Z | |
| dc.date.available | 2022-01-11T17:17:34Z | |
| dc.date.issued | 2021-03-12 | |
| dc.date.submitted | 2021-01-28 | |
| dc.description.abstract | O uso de tรฉcnicas cinematogrรกficas รฉ uma prรกtica cada vez mais corrente na construรงรฃo de videojogos e estรฃo na base da criaรงรฃo de mundos virtuais convincentes. Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar a presenรงa das tรฉcnicas cinematogrรกficas nos jogos digitais e o seu impacto na experiรชncia do jogador. A anรกlise feita teve como objeto de estudo quatro jogos da sรฉrie Final Fantasy, e com ela pretendeu-se demonstrar a importรขncia das tรฉcnicas cinematogrรกficas na sua construรงรฃo, desde os รขngulos de cรขmara, aos efeitos sonoros usados. A metodologia adotada para a realizaรงรฃo deste trabalho passou, primeiramente, por pesquisas bibliogrรกficas e na internet, pelo visionamento de documentรกrios, e, finalmente, pela anรกlise dos jogos em estudo. Conclui-se que os elementos cinematogrรกficos nos videojogos sรฃo fundamentais na construรงรฃo da narrativa, que se quer imersiva. | por |
| dc.description.abstract | The use of cinematographic techniques is an increasingly common practice in the construction of video games and is the basis for the creation of convincing virtual worlds. This work aims to study and analyze the presence of cinematographic techniques in digital games and their impact on the player's experience. The analysis made had as an object of study four games of the Final Fantasy series, and with it, was intended to demonstrate the importance of cinematographic techniques in its construction, from the camera angles to the sound effects used. The methodology adopted to carry out this work was, first, bibliographical research and on the internet, the viewing of documentaries, and, finally, the analysis of the games under study. It is concluded that the cinematographic elements in video games are fundamental in the construction of the narrative, which wants to be immersive. | eng |
| dc.identifier.tid | 202840646 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11644 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Cรขmara | por |
| dc.subject | Cinema | por |
| dc.subject | Cinematics | por |
| dc.subject | Cutscenes | por |
| dc.subject | Digital | por |
| dc.subject | Entretenimento | por |
| dc.subject | Narrativa | por |
| dc.subject | Videojogos | por |
| dc.title | Videojogos e o cinema: uma simbiose em crescimento | por |
| dc.title.alternative | Caso de estudo Final Fantasy | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2ยบ Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
