Publication
Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Media Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Luís Carlos da Costa | |
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Isabel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T11:10:28Z | |
dc.date.available | 2023-08-28T11:10:28Z | |
dc.date.issued | 2023-07-12 | |
dc.description.abstract | Desde os anos 90, através de uma nova geração de ilustradores, assiste-se ao reavivar e reconfigurar da ilustração em Portugal. Este período tem sido sinónimo de multiplicidade de temáticas, estilos, géneros, meios, técnicas e materiais, com particular destaque para a disseminação do digital. Além da tradicional ilustração editorial, assistiu-se a uma diáspora da ilustração pelas mais diferentes áreas: da animação ao teatro, à instalação, aos murais, à escultura, à arquitetura, entre outras. Esta metamorfose suscitou novas problemáticas, nomeadamente quanto à própria identidade da ilustração, enquanto área ou disciplina per se, bem como quanto à comunhão com outras expressões artísticas. Nesse aspecto, a ilustração mostrou ser o protótipo ideal das práticas interartes. Como tal, achou-se pertinente abordar esta nova disciplina à luz de conceitos como intertextualidade, intermedialidade e transmedialidade, ainda não devidamente explorados em ilustração. Consequentemente, a hibridez detetada no domínio do estilo justificou a proposta de um ambiente interestilístico como parte do seu carácter dialógico. Assim se percebeu a ilustração: em expansão e aberta na sua condição matérica, mas também subjetiva. Metodologicamente, recorreu-se à análise de múltiplos exemplos nacionais e internacionais, culminando em dois casos específicos, selecionados de modo criterioso: observada uma mudança de paradigma na viragem do século XX para o século XXI, com um crescente número de mulheres ilustradoras, escolheu-se analisar as obras das ilustradoras Catarina Sobral e Ana Aragão, precisamente, pela diferença entre os trabalhos de ambas. No primeiro caso, mais diretamente ligado ao universo da ilustração e da animação; no segundo caso, um exímio exemplo de compromisso com o desenho. Ambas representam a porosidade da ilustração contemporânea portuguesa, muito construída em torno de um carácter metafórico, mas também paródico, hiperbólico e irónico, sem receio de recorrer ao hipertexto, à reinterpretação, às remediações e às ressignificações; nem de conjeturar e imaginar o futuro, entre a realidade e a ficção | pt_PT |
dc.description.abstract | Since the 1990s, we have witnessed the revival and reconfiguration of illustration in Portugal, led by a new generation of illustrators. That new phase has been marked by a multiplicity of themes, styles, genres, media, techniques, materials, and especially digital dissemination. In addition to the traditional editorial illustration, illustration has spread to many other areas, from animation to theatre, installations, murals, sculpture, architecture, and so on. Such a diversity has also garnered new problematics, including illustration’s own disciplinary identity and the relationship with other artistic expressions. In that regard, illustration is the ideal example of inter-art approaches. Therefore, it is relevant to consider this “new” discipline in light of concepts such as intertextuality, intermediality and transmediality, still far from explored in the context of illustration. Furthermore, the hybridity usually associated with style justifies an approach in an inter-stylistic environment as part of its dialogical character. Hence, illustration is perceived in an open expansion both in material and subjective terms. Methodologically, this study consists on the analysis of several national and international examples, culminating in two carefully selected cases: given that there has been a paradigm shift from the twentieth to the twenty first century, with a growing number of female illustrators, this study considers extensively the works of Catarina Sobral and Ana Aragão, precisely because what distinguishes them. In the first case, Sobral’s work is closer to the world of illustration and animation; in Aragão’s case, we find a perfect example of commitment to drawing. Both represent the porousness of Portuguese contemporary illustration, largely built on a metaphoric character, but also parodic, hyperbolic, and ironic. It never hesitates to resort to hypertext, reinterpretation, remediation, and re-signification, nor to conjecture about and imagine the future, somewhere between reality and fiction. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu (FSE), pelo Programa Operacional Regional Centro, por fundos nacionais do MCTES e por fundos da União Europeia (UE). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101607253 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/13411 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | Novo: Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais. Os casos de Ana Aragão e Catarina Sobral. Antigo: Novas molduras para a ilustração: a autonomia artística e a perspectiva feminina. | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ilustração | pt_PT |
dc.subject | Interartes | pt_PT |
dc.subject | Hipertextualidade | pt_PT |
dc.subject | Interestilístico | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.title | Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais | pt_PT |
dc.title.alternative | Os casos de Ana Aragão e Catarina Sobral | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Novo: Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais. Os casos de Ana Aragão e Catarina Sobral. Antigo: Novas molduras para a ilustração: a autonomia artística e a perspectiva feminina. | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F131849%2F2017/PT | |
person.familyName | da Silva Albuquerque | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 6F18-1E79-FDC0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8002-8999 | |
person.identifier.scopus-author-id | 58313271800 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c41766ba-fe60-41fc-b40f-acfbf80d96ba | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c41766ba-fe60-41fc-b40f-acfbf80d96ba | |
relation.isProjectOfPublication | 8b926b0f-b4e9-44bd-a520-d64c4aa0c1ef | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 8b926b0f-b4e9-44bd-a520-d64c4aa0c1ef | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Media Artes | pt_PT |
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