Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5070_10012.pdf1.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo Capítulo 1 Este documento, designado de relatório de estágio pedagógico, consagra na sua essência todo o trabalho desenvolvido por mim ao longo do presente ano letivo, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. Durante este período formativo tive oportunidade de experienciar as diversas valências que um professor pode assumir, aquando da sua “colocação” numa escola. Neste sentido tive oportunidade de desenvolver as minhas capacidades de lecionação, de perceber a logística e trabalho inerente a uma direção de turma, de participar na organização e acompanhar um grupo – equipa no desporto escolar e de contactar efetivamente com a comunidade através da realização de um evento desportivo. Para que tais pressupostos fossem atingíveis, foi necessário desde cedo definir os meus objetivos, tendo em conta não só as minhas ambições pessoais, mas atendendo simultaneamente aos objetivos da instituição da qual fiz parte integrante este ano letivo e mais pormenorizadamente do grupo de Educação Física, que caracteriza a minha relação mais profícua nesta escola. A articulação dos propósitos destas “personalidades”, proporcionou-me uma caminhada coerente, rumo à conclusão deste processo formativo por excelência. Este relatório, explana de forma pormenorizada, toda a metodologia utilizada para a prossecução dos objetivos delineados, passando pela caracterização e planeamento das turmas pelas quais fui responsável, contemplando logicamente os recursos (espaciais, materiais, temporais e humanos) que permitiram que as atividades pedagógicas no âmbito da disciplina de Educação Física se desenvolvessem com a qualidade que os alunos merecem. Todas as vivências sentidas ao longo deste ano letivo, materializadas no contacto efetivo com os meus alunos e a minha escola, dotaram-me de uma maior capacidade de intervenção no âmbito educativo. Resumo Capítulo 2 A Autopercepção do Desempenho dos Alunos nas Aulas de Educação Física considerando dois Modelos de Ensino Diferenciados. Neste trabalho irão utilizar-se o Modelo de Instrução Direta (MID) e o Modelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU) como modelos de ensino para analisar as atividades desportivas. A autopercepção do desempenho influencia o interesse, a motivação e a persistência com que os alunos realizam as tarefas propostas, para a concretização da aprendizagem. O objetivo é avaliar de que modo estes dois tipos diferentes de intervenção condicionam a autopercepção dos alunos perante a aprendizagem das atividades desportivas. O estudo será realizado no Agrupamento Escolas do Fundão, numa turma do Ensino Secundário, com um total de 20 alunos. O desempenho dos alunos foi avaliado nas aulas de Educação Física e a perceção pessoal de cada aluno foi feita através de questionário.
Abstract Chapter 1 This document, designated by pedagogical training report, addresses the whole work developed by me over this scholar year in the Grouping Schools of Fundão. This pedagogical training is being done in the Masters Degree of Physical Education in the Elementary and Secondary Levels University of Beira Interior. During this formative period I had the opportunity of experiencing the different situations that a teacher can assume when gets a place in a school. Thus I had the opportunity of developing my teaching skills, understand all the work as a Class Diretor, and participate in the organization, accompanying a team-group in the scholar sport as well as contacting effectively with the school community through the development of a sporting event. To achieve these goals, it was necessary to early define them, not only taking into account my personal ambitions, but having in mind the School objetives and the Physical Education Group that characterizes and enhances my relationship in this School. This articulation of these personalities’ assumptions helped me to get a coherent path towards the conclusion of this formative process. This report describes in a detailed way all the methodology applied to the desired objetives like the Classes planning and featuring that I was responsible for, including the resources (space, material, time and personnel) that allowed the development of the pedagogical activities in the Physical Education field. All the experience during this Scholar Year was obtained in the effective contact with my students and my school giving me a bigger intervention capacity in the school community area of expertise. Abstract Chapter 2 Self-perception of the Performance of the Students in the Physical Education Classes Considering Two Different Models of Teaching This study will use the Model of Direct Instruction (MID) and the Teaching Games for Understanding Model (TGfU) as models of teaching to analyze the sport activities. The self-perception of the performance influences the interest, the motivation and the persistence with which the students perform the proposed tasks, for the concretion of the learning process. The objetive is to evaluate how these two different types of intervention condition the self-perception of the students towards the learning of the sport activities. The study is performed in Grouping of Fundão Schools, in a high school class, with a total of twenty students. The performance of the students was evaluated in the Physical Education class and the self-perception is made through a questionnaire.

Description

Keywords

Educação Física Escola Estágio Pedagógico Objetivos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue