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A comunicação ao serviço do poder político

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A crescente valorização da vertente comunicacional nas sociedades contemporâneas tem levado a que, de um modo geral, as organizações, públicas ou privadas, sejam compelidas a obedecer às regras impostas pelo mercado, sendo um das mais importantes a necessidade de obter uma imagem pública positiva. Para tal, torna-se imprescindível que se activem acções estratégicas e processos de comunicação que, conjugados, são favoráveis à ampliação da visibilidade das organizações, à consolidação de confiança, bem como ao estímulo do entendimento mútuo entre as organizações e os públicos. Essas acções estratégicas não podem, por isso, ser aleatórias. Pelo contrário, o processo comunicativo deve estruturar-se num plano com gestão e avaliação permanentes. Apesar do seu cariz administrativo e público, as autarquias não estão alheias a esta conjuntura. As câmaras municipais têm, cada vez mais, apostado na implementação e desenvolvimento de serviços de comunicação e assessoria de imprensa ou relações públicas. Por intermédio delas, as edilidades procuram ganhar notoriedade entre as demais, divulgando as suas iniciativas através dos órgãos de comunicação social, mais concretamente dos regionais. O presente relatório, resultante de um estágio de três meses no Serviço de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal da Covilhã, visa, com efeito, observar essa crescente valorização da comunicação, nas vertentes de relações públicas e assessoria de imprensa, neste sector da administração pública. Esta acepção será sustentada pelas avaliações feitas à eficácia do plano estratégico de comunicação da autarquia covilhanense e à sua coerência de posicionamento, em termos de imagem, no contexto nacional, dando especial atenção ao trabalho de assessoria de imprensa do Serviço de Comunicação e Relações Públicas na promoção do município no contexto mediático local.
The growing importance of communication in contemporary societies has lead public and private organizations to be compelled to obey rules imposed by the market like the need to have a positive public image. Consequently, it is necessary to combine strategic actions with communication processes favorable to an organizations’ visibility increase, not only to consolidate trust but also to stimulate mutual understanding between organizations and audiences. Therefore, these strategic actions cannot be random. On the contrary, the communicative process must be structured based on a permanent management plan and evaluation. Despite its administrative and public nature, local governments are not beyond this juncture. The City Halls have been focusing on the implementation and development of communication services and press or public relations offices. Through them, local Town Councils try to achieve prominence by advertising their initiatives using regional media. The present report, result of a three-month internship in the Communication and Public Relations Service in the City Hall of Covilhã, aims to observe communication improvements growth in public relations and press office in this public administration sector. It will be supported by an evaluation to the efficiency of the communication strategic plan and its positioning coherence, in terms of national image, emphasizing the press office’s work in the Communication and Public Relations Service in promoting the municipality locally.

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Relações públicas Comunicação - Poder político Comunicação - Estratégias Relações públicas - Imprensa local - Município Marketing político

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Universidade da Beira Interior

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