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Empresarialização hospitalar em Portugal, do desafio à eficiência

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Abstract(s)

A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado no Hospital Amato Lusitano, atualmente integrado na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E., que teve por objetivo avaliar os efeitos da alteração do estatuto jurídico, em termos de eficiência, em cada um dos Serviços Clínicos, entre os anos 2002 e 2017. Como metodologia, recorreu-se num primeiro momento, à aplicação da técnica de avaliação de eficiência “Data Envelopment Analysis” para apurar os resultados de eficiência em cada ano e por Serviço, tendo por base um conjunto de indicadores (inputs/outputs). Num segundo momento, e para melhor entender o diferencial de eficiência observado, foram realizadas entrevistas (analisadas com recurso ao método da análise de conteúdo) aos Diretores de Serviço que lideraram as equipas ao longo dos anos e a elementos do Conselho de Administração para iguais períodos. Como resultado, verificou-se que com a transição para o estatuto empresarial, existiu uma melhoria nos resultados de eficiência, com um crescimento em 16 dos 17 Serviços analisados, registando-se um acréscimo, em termos médios, de 19,0%, a qual se manteve durante e após o período de austeridade e que se deveu, em grande parte, ao esforço das equipas, à melhoria dos processos de contratação e a uma maior dotação orçamental no período pós crise. Em conclusão, pode referir-se que o Hospital Amato Lusitano beneficiou da alteração do regime jurídico, tendo obtido uma melhoria global de eficiência, em termos médios, ao longo do período de tempo analisado.
The present investigation is a case study carried out at Amato Lusitano Hospital (currently integrated in the Local Health Unit of Castelo Branco). The objective was evaluate the effects of changing the legal status in terms of efficiency in Clinical Services between 2002 and 2017. As a methodology, the "Data Envelopment Analysis" efficiency evaluation technique was applied to determine the efficiency results in each year and per Service, based on a set of indicators (inputs/outputs). Secondly, to better understand the observed efficiency differential, interviews were conducted (analyzed using the content analysis method) to the Service Directors and to members of the Board in same periods. As a result, it was verified that with the transition to the corporate status there was an improvement in efficiency results, with growth in 16 of the 17 Services analyzed, with an increase in average technical efficiency of 19,0%, which was maintained during and after the austerity period largely due to the teams' efforts, the flexibility of contracting processes and the increased budget allocation in the post-crisis period. In conclusion, the Amato Lusitano Hospital benefited from the change in the legal regime, having achieved an overall improvement in efficiency, in average terms, throughout the analyzed period.

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Keywords

Austeridade Dea Eficiência Hospital Amato Lusitano Serviços Clínicos

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