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Comunicação no espaço público: a publicidade de guerrilha em Portugal

dc.contributor.advisorElias, Herlander Alves
dc.contributor.authorSilva, Ricardo
dc.date.accessioned2014-01-29T09:57:18Z
dc.date.available2014-01-29T09:57:18Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractO sector da comunicação, nomeadamente a publicidade, enfrenta um reconhecido período de saturação. As marcas digladiam-se cada vez mais e de uma forma feroz para ganhar a atenção de um público cada vez mais disperso, que desenvolveu já mecanismos de rejeição aos tradicionais suportes através dos quais a publicidade veicula as suas mensagens. Num momento em que os meios de informação e as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis ao consumidor, é previsível que este se divorcie voluntariamente da forma tradicional como perceciona a publicidade. Perante essa adversidade, as marcas sentem necessidade em se reinventar a si próprias e à forma como desencadeiam o seu processo de comunicação, centrando agora toda a sua atenção no consumidor, explorando e antecipando as suas necessidades, ao mesmo tempo que desejam promover “experiências de marca”, que revolucionem o modo como as marcas são percecionadas pelo público. Aqui, ganha destaque a publicidade de guerrilha, uma nova forma de comunicação de marcas, que ao potenciar ao máximo os recursos disponíveis, cria situações surpreendentes e inusitadas que usam a interação entre público e marcas, para que estas perdurem na mente do público como algo mais que um logotipo por detrás de um produto. Pretende-se com a publicidade de guerrilha criar uma relação com o potencial consumidor para que, mesmo que este não compre o produto, o possa recordar sempre de um modo diferente.por
dc.description.abstractThe communication sector, namely advertising, faces a well-known period of saturation. Brands fight each other fiercely to gain the attention of a public increasingly dispersed, which has already developed mechanisms of rejection to traditional media through which advertising broadcasts its messages. At a time where the means of information and new technologies are increasingly accessible to consumers, it is predictable that one decides to voluntarily divorce from what one perceives as traditional advertising. Confronted with this adversity, brands need to reinvent themselves and improve their process of communication, now focusing all their attention on the consumer, exploring and anticipating its needs, at the same time wishing to promote "brand experiences" which may revolutionize the way brands are perceived by the public. At this point, guerrilla advertising stands out as a new form of brand communication. Guerrilla takes maximum advantage from the available resources, creating unusual and surprising situations, promoting interaction between brand and its audience, so that it can remain in the mind of the public as something more than a simple logo behind a product. Guerrilla advertising aims to create a relationship with the potential consumer. Even if he does not buy the product, he can always remember it in a different perspective.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1575
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectComunicação estratégica - Publicidadepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMarketing de guerrilhapor
dc.subjectMarca - Comunicaçãopor
dc.subjectComunicação - Espaço públicopor
dc.titleComunicação no espaço público: a publicidade de guerrilha em Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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