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Perceção de estímulos táteis e a integração sensorial em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina | por |
dc.contributor.advisor | Pérez, Francisco José Alvarez | |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Ana Isabel Fraga | |
dc.contributor.author | Moreira, Vera Lúcia Pinto | |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T15:15:08Z | |
dc.date.available | 2024-11-25T15:15:08Z | |
dc.date.issued | 2024-04-05 | |
dc.date.submitted | 2024-01-23 | |
dc.description.abstract | A perturbação do espectro do autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices de interação social e comunicação, bem como por interesses e atividades repetitivas. O reconhecimento da presença significativa de alterações na sensibilidade sensorial em crianças com autismo, aliada à crescente consciencialização da individualidade e diversidade dentro do espectro do autismo demonstram o papel fundamental da investigação dentro desta área. As alterações na sensibilidade vão influenciar o dia a dia destas crianças. Ao considerar e valorizar as necessidades sensoriais individuais de cada criança podem ser criados ambientes mais inclusivos e adaptáveis, no sentido de promover o seu bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, esta dissertação apresenta como objetivo uma revisão dos conhecimentos atuais sobre a via da sensibilidade somatossensorial e a integração sensorial especialmente no que diz respeito às alterações observadas nas crianças com autismo. Serão abordadas as repercussões destas alterações na rotina diária destas crianças e da sua família, além de serem consideradas possíveis terapias para tentar diminuir estes impactos e melhorar a sua qualidade de vida. A metodologia foi centrada na pesquisa de artigos científicos através das bases de dados informáticas disponíveis, por exemplo: PubMed, Medscape, ScienceDirect e SciELO - Scientific Electronic Library Onlin, bem como através do recurso a livros e guidelines. | por |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder is a condition within the neurodevelopment characterised by social skills deficits, as well as an evident interest in repetitive actions. Recognising a significative presence of alterations in the sensorial abilities of the children with autism, allied to the increasing awareness of individuality and diversity within autism spectrum disorder, have proven the necessity of investigation in this area. The daily lives of these children will be extremely affected by the alterations. Considering and valuing the individual sensorial needs of each child might create more inclusive and flexible environments, to promote their well-being and life quality. Following this direction, this thesis aims a revision of the current knowledge about the somatosensory system and the sensorial integration, especially in what concerns the alterations observed in children with autism. The repercussions of those alterations in those children’s routines will be addressed, along with their impact on the families, considering possible therapies to try to diminish the impacts and therefore improve their quality of life. The methodology was based on research of scientific articles through available data bases, such as: PubMed, Medscape, ScienceDirect e SciELO - Scientific Electronic Library Onlin, together with books and guidelines. | eng |
dc.identifier.tid | 203716256 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/14781 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Integração Sensorial | por |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | por |
dc.subject | Sistema Somatosensorial | por |
dc.subject | Terapêutica | por |
dc.title | Perceção de estímulos táteis e a integração sensorial em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina | por |
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