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Do Medo ao Método: Framework Multicamadas de Análise do Medo Interativo
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | |
| dc.contributor.advisor | Almeida, Flávio Henrique de | |
| dc.contributor.advisor | Amaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque | |
| dc.contributor.author | Vicente, Jessica Alexandra Cordeiro | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T12:13:15Z | |
| dc.date.available | 2025-11-07T12:13:15Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-18 | |
| dc.date.submitted | 2025-06-27 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação propõe-se a analisar o medo como fenómeno expressivo, emocional e interativo no contexto dos videojogos de terror. Partindo da premissa de que o medo, nestes jogos, é resultado de uma construção intencional por meio de estratégias visuais, sonoras, narrativas e mecânicas, desenvolve-se um modelo analítico próprio — o Framework Multicamadas de Análise do Medo Interativo — composto por quatro níveis: Elementos de Design, Mecanismos de Medo, Tipologias de Medo e Experiência do Jogador. A metodologia adotada é qualitativa, comparativa e teórico-crítica, centrada na análise de três jogos representativos de diferentes escalas e estilos de produção: Outlast, Until Dawn e Resident Evil Village. A análise decorre segundo seis eixos temáticos: Psicologia do Medo, Estética Visual, Narrativa Interativa, Design Sonoro, Experiência do Utilizador e Tecnologia e Imersão. Os resultados revelam que a eficácia emocional do medo digital reside na articulação consciente entre os diversos elementos de design e na criação de experiências que equilibram agência, vulnerabilidade e imersão. O framework proposto mostra-se útil tanto para a análise crítica como para o desenvolvimento de experiências de terror digital, permitindo uma leitura integrada e transversal do fenómeno. Este estudo contribui para o campo dos estudos de videojogos ao propor uma ferramenta de análise que reconhece o medo como linguagem estética e sensorial complexa, com potencial expressivo e narrativo significativo. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze fear as an expressive, emotional, and interactive phenomenon within the context of horror video games. Based on the premise that fear in digital games is the result of an intentional construction through visual, auditory, narrative, and mechanical strategies, an original analytical model is proposed — the Multilayered Framework for Interactive Fear Analysis — composed of four interdependent layers: Design Elements, Fear Mechanisms, Fear Typologies, and Player Experience. The research adopts a qualitative, comparative, and theoretical-critical approach, focused on the analysis of three representative games from different production scales and styles: Outlast, Until Dawn, and Resident Evil Village. The analysis is structured around six thematic axes: Psychology of Fear, Visual Aesthetics, Interactive Narrative, Sound Design, User Experience, and Technology and Immersion. The results demonstrate that the emotional effectiveness of digital fear lies in the conscious articulation of design elements and the creation of experiences that balance agency, vulnerability, and immersion. The proposed framework proves useful for both critical analysis and for the development of digital horror experiences, offering an integrated and multidimensional reading of the phenomenon. This study contributes to the field of game studies by proposing a practical and conceptual tool that frames fear as a complex aesthetic and sensory language, with significant expressive and narrative potential. | eng |
| dc.identifier.tid | 204042259 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/19134 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Ambiente de Terror | por |
| dc.subject | Design de Jogos | por |
| dc.subject | Estética Digital | por |
| dc.subject | Experiência Imersiva | por |
| dc.subject | Jogos de Terror | por |
| dc.subject | Medo Interativo | por |
| dc.subject | Narrativa Interativa | por |
| dc.title | Do Medo ao Método: Framework Multicamadas de Análise do Medo Interativo | por |
| dc.type | master thesis | por |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
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