Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A aplicação dos conteúdos socioculturais de ELE no ensino obrigatório em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
8021_17237.pdf5.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho tem como ponto de partida a convicção de que, no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, não podemos focar apenas os aspetos relativos à competência linguística stricto sensu, devendo a competência sociocultural ser colocada no mesmo patamar. A aprendizagem de uma língua estrangeira está ligada a vários fatores e compreende diversas componentes; no entanto, parece evidente que, para aprender uma língua na sua plenitude, é necessário também aprender – e apreender – a(s) cultura(s) da(s) comunidade(s) que se expressa(m) nessa mesma língua, pelo que estudar uma língua estrangeira é estudar a sua(s) cultura(s). Por outras palavras, língua e cultura são aspetos intimamente ligados. Todavia, a aplicação dos conteúdos socioculturais em sala de aula apresenta diversas complexidades. Na primeira parte deste trabalho (dissertação), tenciona-se abordar algumas dessas complexidades. Mais concretamente, procura-se comprovar, através da nossa própria experiência ao longo do estágio pedagógico, de que modo é explorada a componente sociocultural nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) inseridas no currículo do ensino obrigatório em Portugal. Para tanto, procedeu-se, num primeiro momento, à análise dos principais documentos orientadores no ensino e aprendizagem de ELE em Portugal. Seguidamente, debruçámo-nos nos manuais escolares que foram utilizados no estágio pedagógico, o qual decorreu no ano 2019/2020 na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã. Na segunda parte do trabalho (relatório de estágio), é apresentado um conjunto de reflexões acerca das atividades, letivas e não letivas, desenvolvidas durante o estágio pedagógico bidisciplinar, em que nos coube lecionar aulas de língua portuguesa e de língua espanhola.
El punto de partida de este trabajo es la convicción de que en el proceso de enseñanzaaprendizaje de una lengua extranjera no podemos centrarnos solo en los aspectos relacionados con la competencia lingüística stricto sensu, sino que la competencia sociocultural debe situarse al mismo nivel. El aprendizaje de un idioma extranjero está vinculado a varios factores y comprende diversos componentes; sin embargo, parece claro que, para aprender un idioma en su plenitud, también es necesario aprender –y aprehender– la(s) cultura(s) de la(s) comunidad(es) que se expresa(n) en ese mismo idioma, por lo que estudiar un idioma extranjero es estudiar su(s) cultura(s). En otras palabras, lengua y cultura son aspectos estrechamente vinculados. Sin embargo, la aplicación de los contenidos socioculturales en el aula presenta varias complejidades. En la primera parte de este trabajo nos proponemos abordar algunas de dichas complejidades. Más concretamente, se trata de demostrar, a través de nuestra propia experiencia a lo largo de nuestras prácticas pedagógicas, cómo se explora el componente sociocultural en las clases de español como lengua extranjera (ELE) encuadradas en el currículo de la enseñanza obligatoria en Portugal. Para ello, analizamos primero los principales documentos orientadores en la enseñanza y el aprendizaje de ELE en Portugal. A continuación, nos centramos en los libros de texto que se utilizaron en las prácticas lectivas, las cuales tuvieron lugar en 2019/2020 en la Escuela Secundaria Campos Melo, situada en la ciudad de Covilhã. En la segunda parte del trabajo, se presenta un conjunto de reflexiones sobre las actividades, tanto lectivas como no lectivas, desarrolladas durante las prácticas pedagógicas, en las que nos cupo ocuparnos de las clases de dos asignaturas, lengua portuguesa y lengua española.

Description

Keywords

Conteúdos Socioculturais Cultura Ele Ensino Língua

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue