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- A aplicação dos conteúdos socioculturais de ELE no ensino obrigatório em PortugalPublication . Reto, Maria Catarina Coelho; Míguez, Ana Belén CaoO presente trabalho tem como ponto de partida a convicção de que, no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, não podemos focar apenas os aspetos relativos à competência linguística stricto sensu, devendo a competência sociocultural ser colocada no mesmo patamar. A aprendizagem de uma língua estrangeira está ligada a vários fatores e compreende diversas componentes; no entanto, parece evidente que, para aprender uma língua na sua plenitude, é necessário também aprender – e apreender – a(s) cultura(s) da(s) comunidade(s) que se expressa(m) nessa mesma língua, pelo que estudar uma língua estrangeira é estudar a sua(s) cultura(s). Por outras palavras, língua e cultura são aspetos intimamente ligados. Todavia, a aplicação dos conteúdos socioculturais em sala de aula apresenta diversas complexidades. Na primeira parte deste trabalho (dissertação), tenciona-se abordar algumas dessas complexidades. Mais concretamente, procura-se comprovar, através da nossa própria experiência ao longo do estágio pedagógico, de que modo é explorada a componente sociocultural nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) inseridas no currículo do ensino obrigatório em Portugal. Para tanto, procedeu-se, num primeiro momento, à análise dos principais documentos orientadores no ensino e aprendizagem de ELE em Portugal. Seguidamente, debruçámo-nos nos manuais escolares que foram utilizados no estágio pedagógico, o qual decorreu no ano 2019/2020 na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã. Na segunda parte do trabalho (relatório de estágio), é apresentado um conjunto de reflexões acerca das atividades, letivas e não letivas, desenvolvidas durante o estágio pedagógico bidisciplinar, em que nos coube lecionar aulas de língua portuguesa e de língua espanhola.
- Desigualdades de Género no Mercado de TrabalhoPublication . David, Carolina Silva; Oliveira, Catarina Sales Barbas deO contexto de igualdade de género nas organizações é elemento decisivo para o impacto da lei das quotas de género e das perceções em torno da socialização organizacional. A pertinência sociológica deste tema surge da promoção da transversalização dos princípios da Igualdade de Género que permita o combate de barreiras, invisíveis ou visíveis que os homens e as mulheres enfrentam no acesso ao mercado de trabalho e na ascensão a cargos de topo. Neste contexto esta investigação tem como tema geral a desigualdade de género no mercado de trabalho. O seu objetivo principal centra-se na análise da recente lei das quotas de género e os seus eventuais impactos na mudança organizacional. O estudo empírico desenvolveu-se em torno dos/as trabalhadores/as da ADC- Águas da Covilhã e na J3LP- Groupe, e nos órgãos governamentais CITE e CIG. Metodologicamente, optamos por uma estratégia mista, assente na técnica de inquérito por questionário parte aos/às trabalhadores/as da ADC e da J3LP e a entrevistas estruturadas a responsáveis da CITE e da CIG. Os resultados atingidos não nos permitem generalizar ao universo, mas fornecem-nos pistas sobre a importância de alguns fatores organizacionais e contextuais facilitadores tais como a importância de orientações estratégicas multinacionais, mas simultaneamente a relevância para estes processos do perfil da organização e dos/as seus/as trabalhadores/as.