Repository logo
 
Publication

Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade

dc.contributor.authorBeites, P. D.
dc.contributor.authorBranco, Maria Luísa
dc.contributor.authorCosta, Cecília
dc.date.accessioned2020-06-03T10:13:41Z
dc.date.available2020-06-03T10:13:41Z
dc.date.issued2020-03
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.12802/relime.20.2312pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10295
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
dc.relationCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
dc.relationResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
dc.relation.publisherversionhttp://relime.org/index.php/repositorio/2020/23-1/2020a/525-202002ap/filept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDemonstração em Matemáticapt_PT
dc.subjectEsquemas de demonstraçãopt_PT
dc.subjectRacíocinio matemáticopt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectÁlgebra Linearpt_PT
dc.titleEsquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
oaire.awardTitleCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
oaire.awardTitleResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FMAT%2F00212%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00212%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleRevista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativapt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDamas Beites
person.familyNameBranco
person.familyNameRosas Pereira peixoto da Costa
person.givenNamePatrícia
person.givenNameMaria Luísa
person.givenNameMaria Cecília
person.identifier.ciencia-id591A-8D9A-73CE
person.identifier.ciencia-id7613-8CD9-4712
person.identifier.ciencia-idE116-E756-3152
person.identifier.orcid0000-0003-0266-7055
person.identifier.orcid0000-0002-8589-1310
person.identifier.orcid0000-0002-9962-562X
person.identifier.ridK-5772-2017
person.identifier.scopus-author-id37041170800
person.identifier.scopus-author-id36647303400
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9f86873f-5364-4413-a23d-ceab6f2372a3
relation.isAuthorOfPublicationa838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f
relation.isAuthorOfPublication5afec896-21ab-467f-9908-ee4146d33abe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f86873f-5364-4413-a23d-ceab6f2372a3
relation.isProjectOfPublication0172bb95-0a5d-4253-a9a5-4456f99a1620
relation.isProjectOfPublication8ba4cb1c-bd74-44b8-bc32-20b90c6c920d
relation.isProjectOfPublication9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
571. Damas et al (corregido).pdf
Size:
892.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format