Browsing by Issue Date, starting with "2020-03"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdadePublication . Beites, P. D.; Branco, Maria Luísa; Costa, CecíliaO presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.
- Resultados preliminares de deteção de imagens de pêssegos aplicando o método Faster R-CNNPublication . Assunção, Eduardo Timóteo; Gaspar, Pedro Dinis; Mesquita, Ricardo; Veiros, André; Proença, HugoO modelo Faster R-CNN tem grande potencial de aplicação na deteção de pêssegos e poderá vir a ser uma boa ferramenta para estimar a producão em pomares, ajudando no planeamento da colheita e do armazenamento da fruta
- Relação entre a Moda e Arte no Contexto do Mercado ContemporâneoPublication . Gabriel, Beatriz Santos; Miguel, Rui Alberto LopesPretende-se com este projeto evidenciar uma relação entre o que caracteriza o consumidor contemporâneo e a arte como resposta a essas características, através do desenvolvimento de uma coleção de moda tendo como inspiração um período artístico. O consumidor contemporâneo é considerado hedonista ao encontrar-se numa busca incansável pelo prazer. Este demonstra satisfação nos impulsos momentâneos, ansiando por experiências emocionais e sensações diferenciadas. Acima de tudo, o consumidor contemporâneo deseja sentirse único. Este sentimento revela que o consumidor está à procura da sua identidade e de aceitação por parte do outro. Encontra-se inserido num ambiente onde existem frustrações e conflitos, acabando por fazer do consumo uma distração. A moda, neste caso falando mais concretamente do vestuário, é uma das formas visíveis de consumo e, considerada uma linguagem visual refletindo sobre aspetos socioeconómicos individuais e coletivos, considerada um fenómeno social de identificação e expressão. Tal como, e querendo o consumidor contemporâneo sentir-se exclusivo, demonstrando interesse por experiências únicas que lhe causem sentimentos, este projeto apresenta como resposta ao perfil do consumidor contemporâneo uma coleção inspirada na arte pois, esta é sempre criada com o intuito de despertar algum tipo de sentimento no seu observador, sendo considerada também, por sua vez, única. Com base num estudo aprofundado de três autores de metodologias projetuais em design diferenciadas, foi desenvolvida uma metodologia projetual adotada de um desses autores para o desenvolvimento deste projeto, considerando a especificidade do design de moda. Na fase da recolha de dados, a leitura e o tratamento da bibliografia presente neste projeto permitiu um conhecimento da evolução do design de moda assim como, a do consumidor. A este conhecimento acrescentou-se a análise de casos onde designers de moda realizaram trabalhos baseando-se na arte. O contributo deste projeto para a temática em estudo foi o desenvolvimento de uma coleção conceptual de prêt-à-porter de 16 coordenados com influências artísticas, nomeadamente a Arte Grega. Dos 16 coordenados propostos, 1 foi confecionado, sendo aquele que mais caracteriza a coleção. Com o desenvolvimento do projeto e a confeção do coordenado, como prova de conceito, foi possível contribuir para a demonstração de uma proposta de uma coleção cujo tema se insere nos requisitos do consumidor contemporâneo.
- Roooots + Projetos Complementares Atividades de EstágioPublication . Rocha, Miguel Ângelo Aguamel; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoO presente relatório descreve todos os trabalhos desenvolvidos no Atelier Maurício Vieira. Situado na Guarda, este escritório autorizou a realização de um estágio curricular de quatro meses com vista a finalização do mestrado em Design Industrial na Universidade da Beira Interior. Neste documento consta a apresentação do projeto principal de estágio realizado a título individual, acompanhado e orientado pelo atelier. Este trabalho, denominado “Roooots”, foi guiado por uma abordagem que privilegia o pensamento e práticas sustentáveis. Consciente da importância do poder comunicativo, este exercício pretende fortificar a relação entre utilizador e a humanidade nos produtos. Ao longo do documento está presente a descrição de todas as etapas que constituem o processo criativo: estabelecimento do briefing, exploração formal, possibilidade de execução, realização de mock-ups e maquetes, modelação tridimensional, concretização de modelos finais e, por fim, aprovação. Posteriormente, existe uma breve exposição de trabalhos solicitados por clientes e concretizados no decorrer do estágio, tocando nas mais variadas áreas no mundo do design. Inclui também exercícios ilustrativos. A competência do gabinete é posta à prova devido a certas limitações. Ao longo do documento são percetíveis as diferenças entre os projetos, onde por vezes é necessário um estudo complexo de modo a entregar sempre a melhor solução. Atividades ligadas à área de design integram um setor comercial bastante competitivo. A opinião de quem solicita o trabalho possui um peso elevado em todas as decisões, e a capacidade para aplicar conhecimentos e correções formais de forma subtil de modo a satisfazer todas as entidades envolvidas no processo é uma obrigação.
- A Teoria da Divisão dos Três Poderes e a Lava JatoPublication . Rodrigues, Pedro Ivo Costa; Pires, Samuel de PaivaO presente trabalho discute, a partir do escândalo que ficou conhecido como “vaza jato”, se há, no decorrer da operação Lava Jato no brasil, indícios claros de interferência de um poder sobre outro. A identificação dessas interferências coloca em causa a quebra do comprometimento descrito na constituição de 1988 com o preceito teórico do Pesos e Contrapesos estipulado por Montesquieu. Esta pesquisa nasce da vontade de verificar se os dados vazados são suficientes para afirmar se essa ruptura ocorreu ou não na prática. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a uma revisão bibliográfica de autores que, ao se dedicarem a estipular um ordenamento social baseado na divisão dos poderes, se tornaram pais da matéria. Para além, confrontamos a perspectiva teórica com os casos práticos oferecidos pelos veículos de comunicação responsáveis por publicitar os vazamentos. Por fim, e com igual relevância, buscamos depoimentos de especialistas que, ao enxergarem para o assunto de uma maneira macro, depuseram de modo a oferecer, mediante suas competências, um diagnóstico desse escândalo. Verificar se houve ou não interferências entre os poderes nos permite, categoricamente, verificar o nível de credibilidade que as instituições que personalizam os três poderes no Brasil podem recobrar sobre si
- (Re) construir o molde: projeto para concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcpPublication . Costa, Daniel Filipe Azevedo Gomes da; Castro, Ana Rita Martins Ochoa de; Marum, Jorge Humberto CanastraNo ano letivo de 2018-2019 durante o primeiro semestre da unidade curricular de projeto V foi elaborado o projeto “Construir o Molde”, que mais tarde se submeteu a concurso “Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp” organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa. Este concurso, já concluído, teve como finalidade projetar um Centro Comunitário e Interpretativo para Marvila, Lisboa. Neste projeto eram requeridas duas escalas relacionadas com o local de intervenção: I) a escala coletiva, estando esta dentro de uma dimensão metropolitana específica da condição futura do local; II) uma escala comunitária, esta numa dimensão doméstica, tendo especial atenção com a dimensão humana. O projeto entregue formou-se com base nessas mesmas escalas, apresentando-se num objeto que cria dois espaços distintos, um direcionado para a comunidade, estando ela focada com as necessidades do dia-a-dia dos seus residentes e outro mais focado no programa mais específico da escala coletiva. Fruto desta escolha de escalas sobre o local de intervenção aliada a uma perceção, por parte do autor desta dissertação de o programa definido não ser o mais adequado, procurou-se perceber, o motivo da escolha destas mesmas escalas por parte da Trienal de Arquitetura de Lisboa e averiguar se o projeto realizado correspondia a estes pressupostos, a partir de uma análise mais rigorosa sobre o lugar, a posteriori. O tema do vazio teve um papel relevante na conceção deste projeto, funcionando como matriz geradora do conceito, criando um volume que define vários espaços, numa abordagem semelhante à criação de moldes. Assim, com esta dissertação, perspetiva-se uma análise às potencialidades do espaço vazio e explorar como este pode ser parte integrante na conceção do projeto de arquitetura. Para isso, são analisados autores e projetos onde o vazio é parte integrante nos seus conceitos, explorando também a componente conceptual de um projeto de arquitetura, focando algumas das diferentes formas de o abordar
- A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto EscolarPublication . Pereira, Miguel Martins; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório pretende evidenciar o trabalho realizado e as aprendizagens obtidas ao longo do Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O propósito principal deste documento assenta na exposição de toda a intervenção desempenhada, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as experiências e dificuldades que foram existindo, evidenciando estratégias seguidas e competências adquiridas que nos fizeram crescer profissional e pessoalmente. Esta Prática de Ensino Supervisionada decorreu através da gestão, planeamento e intervenção do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 10º Ano e de um acompanhamento durante 6 semanas de uma turma do 6º Ano, assim como da observação das aulas dos colegas de Estágio e da colaboração nas atividades curriculares ligadas ao ensino da Educação Física, participando ainda em outras atividades organizadas pelo Grupo de Educação Física. Numa segunda parte do Relatório é apresentado um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos Professores de Educação Física acerca dos objetivos e operacionalização do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas em que lecionam e na importância que este tem na formação dos alunos. Foram questionados Professores do Agrupamento através de uma abordagem qualitativa de forma a explorar a perspetiva destes e da sua experiência pessoal sobre o Desporto Escolar. Os resultados obtidos indicam um reconhecimento global sobre a importância do Desporto Escolar na formação dos alunos, inclusive pela Escola que providencia condições essenciais ao funcionamento deste, evidenciando os participantes pouco tempo disponível para a prática, quer por parte dos alunos, quer dos professores, pouca divulgação e promoção destas atividades na Escola e junto dos clubes, o que contribuirá para a fraca participação dos alunos no Desporto Escolar.
- Modelação de um SIG para a Cartografia Geotécnica com recurso a plataformas de código aberto e livresPublication . Monteiro, António Figueiredo; Pais, Luís José Andrade; Rodrigues, Carlos Manuel GonçalvesA execução de cartografia em áreas urbanas confronta-se com a permanente reorganização do meio urbano, quer pelo aparecimento de novas construções quer pela reorganização do espaço existente, nomeadamente em zonas de reabilitação de edifícios. Na cartografia geotécnica em particular, a reorganização urbana permite a observação e realização de escavações, de fundação, abertura de valas, poços e furos de sondagem, que constituem um grande acervo de dados para a cartografia geotécnica, sendo que a principal dificuldade está na exposição mínima, temporal e espacial, do terreno natural. A utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), no desenvolvimento da cartografia geotécnica veio dar um passo significativo, pelo recurso à utilização de bases de dados geográficas, novas ferramentas de análise e mais recentemente a utilização de softwares e plataformas livres. Desenvolveu-se ao longo deste trabalho metodologias para utilizar dados de plataformas de informação geográfica livres (Google maps, Bing maps e OpenStreetMap). Estes dados, devidamente tratados em software livre de código aberto (QGIS), poderão contribuir para se elaborar cartografia de índole geotécnica. O trabalho propõe a demonstração da ferramenta abrangendo várias temáticas: delimitação de áreas identificadoras do grau de alteração do granito, ângulo de atrito, capacidade de carga admissível e mapa de perigosidade (mapa a duas variáveis, declive e grau de alteração do granito). Outras temáticas poderão vir a ser tratadas, como por exemplo a delimitação de áreas com o grau de fracturação do maciço rochoso, parâmetros mecânicos, ou outras derivadas de informação de geologia de engenharia e/ou geotécnica. A utilização destas plataformas permite colmatar o limite temporal referido acima, pois permite em alguns casos, ter acesso a imagens recolhidas durante a execução de trabalhos de escavação, contendo dados importantes para a caracterização geológica e geotécnica da área em estudo. Relativamente à caracterização do grau de alteração do granito, foi numa primeira fase efetuada através de módulos com ligação à plataforma streetview e numa segunda fase com observação in situ. Verificou-se que não havia diferenças significativas entre as duas amostras. Efetuou-se uma análise estatística, utilizando o SPSS versão 25, através do teste t (t de student) para as amostras emparelhadas das informações recolhidas, verificou-se que não havia diferenças significativas entre a utilização das imagens obtidas pelo Google Street View e a observação in situ. Por último, para se obter informação tridimensional, foi gerado o Modelo Digital de Terreno (MDT), que permitiu posteriormente gerar o mapa de declive. Alguns dos temas foram sobrepostos ao MDT obtendo-se deste modo uma representação tridimensional desse mesmo tema. A representação destes mapas poderá ser feita através de num navegador da internet, permitindo a rotação e translação deste modelo tridimensional.
- Influência de dois programas de Atividade Física no desenvolvimento de competências motoras em pessoas com síndrome de DownPublication . Carvalho, Joana Filipa Brito Pereira de; O´Hara, Kelly de Lemos Serrano; Lourenço, Carla Cristina VieiraObjetivos: Estudo 1. Compreender qual dos dois programas de intervenção é mais eficaz na aquisição de capacidades necessárias para uma posição base correta e benéfico para o desenvolvimento das habilidades motoras (HM) equilíbrio e coordenação em indivíduos com síndrome de Down (SD). Estudo 2. Compreender se o uso da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA) é adequado às caraterísticas motoras e cognitivas de portadores com SD. Métodos: Estudo 1. A amostra foi composta por adultos com SD provenientes de 4 instituições/associações de Lisboa, Castelo Branco, Guarda e Covilhã. Do grupo de participantes (n=28) selecionados para participar no estudo formaram-se três grupos: o Grupo de Controlo (G1) (n=14), o Grupo 2 (G2) (n=7) sujeito a um programa de intervenção baseado no treino de preparação física específica do esqui alpino e o Grupo 3 (G3) (n=7) realizou um programa de treino com enfase na aprendizagem de Rollerski, uma vez que as técnicas deste são semelhantes às do esqui alpino, mais especificamente a posição base. Na análise estatística dos dados recolhidos, utilizaram-se o Teste T para amostras emparelhadas e o teste Wilcoxon foram usados para inferência estatística intra-grupo e os testes de Kruskal-Wallis e ANOVA para avaliar as diferenças inter-grupos, com o intervalo de confiança 95%. Estudo 2. A amostra (n=28) foi composta por adultos com SD provenientes de 4 instituições/associações de Lisboa, Castelo Branco, Guarda e Covilhã. Foram aplicadas as baterias de testes de avaliação de proficiência motora (PM), o BOT - Segunda Edição Brief Form (BOT) e o MCA, em dois momentos distintos. Na análise estatística dos dados recolhidos, utilizaram-se os testes de Kruskal-Wallis e ANOVA para avaliar as diferenças de ambos os testes, com o intervalo de significância de 95%. Resultados: Estudo 1. Os resultados, ainda que sem significado estatístico (p > 0,05), indicam que ambos os programas de treino são benéficos no desenvolvimento das HM em estudo, apesar dos melhores valores serem obtidos pelo G3, indicando que o programa de treino desenvolvido por este satisfaz melhor os objetivos definidos. Estudo 2. Os resultados obtidos no estudo não apresentam significado estatístico (p > 0.05), não sendo assim possível compreender se o uso do MCA é adequado em indivíduos com SD em comparação com o BOT. Conclusões: Os resultados sugerem que o programa de intervenção aplicado ao G3 parece mais adequado às caraterísticas desta. Não é também, possível afirmar que o MCA é adequado a esta população, por inúmeras razões como a idade e o número da amostra.
- Sistema Just-in-Time para gestão do desempenho e da inovação da marca El GansoPublication . Branco, Joana Filipa; Rosa, Carlos Guilherme Vieira Alves da; Gancho, SaraEste estudo analisa os impactos do modelo Just in Time Knowdeldge Brand (JITKB) para a gestão do desempenho e inovação da marca El Ganso. A metodologia por métodos mistos (Qual-Quanti), foi repartida em duas fases: 1ª fase exploratória (qualitativa) e a 2ª confirmatória (quantitativa). A 1ª fase abrange 30 entrevistas em semi-profundidade com clientes El Ganso; a 2ª fase inclui a recolha de dados de um inquérito online com 104 respostas válidas. Os principais resultados indicam que a modelização JITKB tem um impacto significativo na variância da satisfação, lealdade e recomendação da marca. Revela-se uma dimensão latente de “ligação empática” (EMPATIC) com a marca que é determinada por dois fatores principais: F1 (Conforto, qualidade e identidade) e F2 (Fidelidade).