Repository logo
 
Publication

O uso do vídeo como meio de motivação para a compreensão oral

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorPérez Pérez, Noémi
dc.contributor.authorDionísio, Sandra Patrícia Barroso Maricoto
dc.date.accessioned2018-09-03T15:45:02Z
dc.date.available2018-09-03T15:45:02Z
dc.date.issued2015-11-6
dc.date.submitted2015-9-29
dc.description.abstractVivemos numa era digital, em que as novas tecnologias, os meios audiovisuais imperam na vida quotidiana e escolar dos alunos. No presente relatório refletiu-se sobre o modo como o uso do vídeo motiva para o desenvolvimento da compreensão oral. A escola adaptou-se a um variado conjunto de recursos tecnológicos representando, assim, um avanço na educação e no processo ensino aprendizagem. Os meios audiovisuais são recursos tecnológicos que têm uma grande importância no ensino de uma língua estrangeira, pois criam um ambiente motivador e aproximam os alunos à realidade, ao quotidiano. O vídeo destaca-se por combinar som e imagem e assegurar um contato mais real, genuíno entre a língua e cultura de uma língua estrangeira. A utilização do vídeo na aula de língua estrangeira, de Espanhol, pode ser um elemento motivador, mas se não for bem preparado e explorado pode tornar-se numa ferramenta que leva à desmotivação, à passividade dos alunos. Para que isto não aconteça, é necessário criar atividades e estratégias motivadoras que cativem os alunos e que permitam trabalhar o vídeo de forma proveitosa. Nas orientações programáticas, o vídeo é abordado como uma ferramenta essencial para trabalhar a compreensão oral. A compreensão oral é uma das habilidades mais trabalhadas numa aula de espanhol, língua estrangeira, pois permite, em primeiro lugar, verificar se o aluno compreende a mensagem que lhe é transmitida e praticar a língua facilitando a comunicação. Face à análise feita em sala de aula, no âmbito da prática pedagógica, verificou-se que o uso do vídeo motiva os alunos para a compreensão oral se este for adequado, bem preparado e explorado através de atividades e estratégias diversificadas. Considerou-se fundamental a prática pedagógica, visto que proporcionou um enriquecimento pessoal, novos conhecimentos e facilitou um conjunto de ferramentas de trabalho para a área do Espanhol.por
dc.description.abstractVivimos en una era digital en que las nuevas tecnologías, los medios audiovisuales imperan en la vida cotidiana y escolar de los alumnos. En el presente informe se reflexionó sobre el modo como el uso del vídeo motiva para el desarrollo de la comprensión oral. La escuela se ha adaptado a un variado conjunto de recursos tecnológicos que representan, así, un avance en la educación y el proceso enseñanza y aprendizaje. Los medios audiovisuales son recursos tecnológicos con una gran importancia en la enseñanza de na lengua extranjera, ya que crían un ambiente motivador y acercan a los alumnos a la realidad, al día a día. El vídeo se destaca por combinar sonido e imagen y asegurar un contacto más real, genuino entre la lengua y cultura de una lengua extranjera. La utilización del vídeo en el aula de lengua extranjera, des español, puede ser un elemento motivador, pero si no fuere bien preparado y explotado, se puede transformar en una herramienta que lleva a la desmotivación, a la pasividad de los alumnos. Para que no suceda esto, es necesario crear actividades y estrategias motivadoras que cautiven los alumnos y permitan trabajar el vídeo de modo provechoso. En las orientaciones programáticas, el vídeo es abordado como una herramienta esencial para trabajar la comprensión oral. La comprensión oral es una de las destrezas más trabajadas en un aula de español, lengua extranjera, ya que permite, en primer lugar, verificar si el alumno comprende el mensaje que es transmitida y practicar la lengua facilitando la comunicación. En virtud del análisis hecha en la clase, en el ámbito de la práctica pedagógica, se verificó que el uso del vídeo motiva a los alumnos para la comprensión oral si fuere adecuado, bien preparado y explotado a través de actividades y estrategias diversificadas. Se consideró fundamental la práctica pedagógica, ya que proporcionó un enriquecimiento personal, nuevos conocimientos y facilitó un conjunto de herramientas de trabajo para el área de español.spa
dc.identifier.tid201643715
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6079
dc.language.isoporpor
dc.subjectCompreensão Oralpor
dc.subjectMeios Audiovisuaispor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectVídeopor
dc.titleO uso do vídeo como meio de motivação para a compreensão oralpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino do Português No 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4316_8381.pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format