Repository logo
 
Publication

Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira

dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.authorSantos, Didier José Amoroso
dc.date.accessioned2015-06-04T09:20:02Z
dc.date.available2015-06-04T09:20:02Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractCAPITULO 1- ESTAGIO PEDAGÓGICO Este relatório vem desenvolver o trabalho realizado, ao longo do ano letivo 2012/13, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, onde foram abordadas as diversas áreas-chave que fazem parte dos objetivos/pressupostos do mesmo. O principal objetivo foi descrever toda a minha atividade realizada ao longo do ano letivo, realizando sempre, de forma construtiva, uma análise crítica dos pontos positivos e negativos, que fizeram parte integrante de toda a atividade. Essa análise critica, foi de um modo geral, descrita na metodologia e nos objetivos propostos durante o ano letivo. Esses objetivos prendem-se com os definidos pela escola como os do grupo de educação física, mas mais particularmente com as minhas funções de professor estagiário. Assim, tendo em conta as características da escola e das turmas em que lecionei foi realizado a planeamento e a programação do ano letivo. Mas sobretudo a planificação das aulas, de uma forma rigorosa e profissional, essa tarefa, foi sempre realizada em apoio, com os programas curriculares de Educação Física. Toda a programação e planificação das aulas, foi realizada, tendo em conta os diferentes recursos, à disposição (Pessoal não docente e material), mas também sempre com atenção ao “roulement”, que é a rotação que todos os professores tem de efetuar para passar pelos diferentes espaços (2 interiores e 1 exterior), este era realizado de 3 em 3 semanas. Também foram realizadas críticas acerca das atividades de diretor de turma, e das atividades realizadas nas escolas, tanto letivas com não-letivas. De acordo com todas a atividades realizadas e pela seriedade do trabalho efetuados durante este ano letivo é com convicção que posso dizer, que contribui positivamente para a formação dos alunos, mas também na minha formação como professor e agente de ensino. CAPITULO 2 – SEMINARIO Resumo No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.por
dc.description.abstractCAPITULO 1- ESTAGIO PEDAGÓGICO This report has been developing the work done over the school year 2012/13, under the Teacher Training in Physical Education in Schools Group made Jose Sanches and São Vicente da Beira, which were addressed several key areas that are part of goals / assumptions of the same. The main objective was to describe all my activity performed throughout the school year, when performing a constructive, critical analysis of the strengths and weaknesses that were part and parcel of all activity. This critical analysis was generally described methodology and proposed goals during the school year. These goals relate to the school as defined by the group of physical education, but more particularly in my role as a trainee teacher. Thus, taking into account the characteristics of the school and classroom in which I taught were conducted planning and programming of the school year. But above all the lesson planning, in a rigorous and professional, this task was always performed in support, with the Physical Education curriculum. All programming and planning of lessons, was performed, taking into account the different resources available (Non-teaching staff and material), but always with attention to "roulement", which is the rotation that all teachers have to make to passing the different areas (one inner and two outer), this was accomplished in 3 of 3 weeks. Were also made criticisms about the activities director class, and activities in schools, both with non-Semester Semester. According to all the activities and the seriousness of the work performed during this school year, is that I can say with conviction that contributes positively to students' education, but also in my training as a teacher and education agent. CAPITULO 2 – SEMINARIO n the educational context, the evaluation is always a problem for its great difficulty. The elements or actions that we intend to evaluate, they may have the criteria well defined, but this will always be conditioned by the person that do it. There are some factors that may serve as a justification for these ambiguities, such as the years of experience of the teacher, the more or less deep knowledge of the sport that is under evaluation, the observational power that each teacher has to decode the relevant information of the actions, among other factors. Thus the aim of this study was to evaluate the observational performance for two observational groups of teachers (Trainees and Experienced) and the results of these could always be compared with modality experts group. The test was done on students in year 7 and year 12. So we made a video of a basketball situation of 3x3 and different groups would fill an evaluation grid according to the criteria of success removed from the Physical Education program, assigning a grade per action and a final. We calculated the mean values of each group, standard deviation, and statistical analysis to determine whether there were significant differences between groups, criteria not identified in the film and finally the criteria with more weight in the assignment of the final grade. This study aims to clarify whether the experience of teachers can be linked to performance and the observational accuracy in the assignment of grades.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3461
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação física - Estágio pedagógicopor
dc.subjectEducação física - Ensino-aprendizagem - Planeamentopor
dc.subjectDesporto escolar - Actividades de grupopor
dc.titleAgrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beirapor
dc.title.alternativeRelatório de estágio pedagógico
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Didier Santos M4667.pdf
Size:
2.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: