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Orientação para o mercado nas instituições de ensino superior Portuguesas

dc.contributor.advisorAlves, Helena Maria Baptista
dc.contributor.authorJúlio, Maria Helena de Jesus Leal
dc.date.accessioned2015-02-26T14:17:57Z
dc.date.available2015-02-26T14:17:57Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-10
dc.description.abstractHoje, mais do que nunca, as instituições de ensino superior enfrentam um meio envolvente dinâmico e em transformação. Este desafio deve-se à enorme concorrência que existe no mercado educacional, visto que existiu uma mudança a nível económico e também a nível demográfico (Lopes, 2002). Devido a estas transformações, as instituições de ensino superior têm que estar cada vez mais atentas ao que se passa no mercado e saber identificar quais os seus públicos. Só desta forma conseguem desenvolver estratégias de orientação para o mercado e assim sobreviverem. O objetivo geral deste estudo, é investigar qual o grau de orientação para o mercado nas instituições de ensino superior portuguesas, nas suas dimensões de orientação para o cliente/aluno, orientação para a concorrência e coordenação interfuncional e comparar os resultados com os de um estudo do mesmo tipo realizado nas universidades Inglesas e Israelitas. Para tal, recolheram-se 212 respostas aos docentes em representação da sua instituição de ensino superior, através de um questionário on-line. Os resultados indicam que a componente orientação para o cliente (aluno), é aquela que está mais desenvolvida nas instituições de ensino superior em Portugal à semelhança do que acontece nas instituições de ensino superior em Inglaterra e Israel, embora em Portugal os valores sejam menores. Seguindo-se a componente coordenação interfuncional e por último a orientação para a concorrência com valores similares aos dos encontrados nos outros dois países. Estes resultados são importantes para avaliar o estado da orientação para o mercado das instituições de ensino superior em Portugal, pois uma instituição de ensino superior orientada para o mercado é mais competente que a concorrência, na criação, na entrega e na comunicação de valor aos seus estudantes. Uma instituição de ensino superior orientada para o marketing consegue, assim, alcançar as suas metas de uma forma mais eficaz e eficiente que as instituições de ensino superior concorrentes.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3102
dc.language.isoporpor
dc.subjectOrientação para o mercado - Ensino Superiorpor
dc.subjectMarketing - Instituições de Ensino Superiorpor
dc.titleOrientação para o mercado nas instituições de ensino superior Portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor

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