Publication
Cinema e filosofia: da logopatia à askhesis filosófica
dc.contributor.advisor | Rosa, José Maria da Silva | |
dc.contributor.author | Cardoso, Joana | |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T09:49:55Z | |
dc.date.available | 2013-07-30T09:49:55Z | |
dc.date.issued | 2011-06 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema a relação do cinema com a filosofia. Nele pretende-se defender a tese de que o filme, ao imitar uma acção real possível está mais capacitado do que um texto tradicional para induzir nos alunos um certo estado de consciência. Para uma visão mais completa daquilo que se irá debater, começaremos por estudar o conceito imagem desde a sua origem até à sua actual apoteose. Será no segundo momento do nosso trabalho que defenderemos a importância de um elemento afectivo no acesso filosófico ao mundo, uma vez que existem certas dimensões da realidade que necessitam de ser apresentadas sensivelmente através de uma compreensão “logopatica”, racional e afectiva, de modo a que as possamos compreender plenamente. O cinema visto filosoficamente é ainda capaz de produzir conceitos - imagens que se distinguem estruturalmente dos conceitos - ideias produzidos pela filosofia escrita. É na tentativa de esclarecer esse novo tipo de conceitos que encontraremos os principais argumentos que adensam as utilidades do cinema. | por |
dc.description.abstract | The following essay has as theme the relation between cinema and philosophy. In it is intended to defend the thesis that the film because imitates a possible real action is more capable than a traditional text to induce students in a certain state of consciousness. For a more complete perspective about it we will start studying the image concept since its origin until its contemporary apotheosis. In the second moment we will defend the importance of an affective element in the philosophical access to the world because there are certain dimensions of reality which necessities to be presented by senses through a rational, affective and “logopatica” knowledge, to a fully understanding. The cinema in a philosophical perspective is capable to produce concepts – images which are structurally distinguish from concepts-ideas produced by the written philosophy. In an attempt to clarify this new type of concepts we will find the main arguments that thicken the utilities of the cinema. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1300 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
dc.subject | Cinema - Filosofia | por |
dc.subject | Cinema - Logopatia | por |
dc.subject | Cinema - Estudo da imagem | por |
dc.subject | Cinema - Ensino da filosofia | por |
dc.subject | Cinema - Nova forma de pensamento | por |
dc.subject | Cinema - Filosofia - Ensino secundário | por |
dc.subject | Imagem cinematográfica - Imagem-tempo | por |
dc.title | Cinema e filosofia: da logopatia à askhesis filosófica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |