Publication
Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica
dc.contributor.advisor | Costa, Maria Isabel Guerreiro da | |
dc.contributor.author | Serra, Isabel Maria Ferreira Vicente | |
dc.date.accessioned | 2014-12-12T21:47:53Z | |
dc.date.available | 2014-12-12T21:47:53Z | |
dc.date.issued | 2013-06 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | Com este projeto intitulado Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica, procurou adotar-se várias estratégias no âmbito do ensino para a educação em ciências. Para o efeito recorreu-se a conteúdos curriculares e extracurriculares sobre o tema ácido-base, aplicados a alunos do 1.º ciclo e 3.º ciclo do ensino básico e a alunos do 10.º e 11.º ano do ensino secundário, com o objetivo de promover a literacia científica. A centralidade do tema ácido-base deve-se ao reconhecimento da sua importância no domínio da Química, e ao fato dos ácidos e das bases serem substâncias químicas constantemente presentes no quotidiano, o que só por si revela um enorme potencial no sentido de gerar de forma enquadrada a curiosidade científica. Neste projeto pretendeu-se, com base em vários recursos educativos (manuais escolares e tecnologias de informação e comunicação), atividades curriculares e extracurriculares, e com o recurso a vários indicadores, demonstrar as virtualidades do ensino experimental focado no desenvolvimento de cidadãos com competências e capacidades para apreender reflexivamente e agir sob vários tipos de contextos, fatores e fenómenos. Através dos exercícios pedagógicos e das várias reflexões contidas neste projeto percebe-se que a curiosidade (científica) tem que ser alimentada por recursos, de forma a garantir alguns pressupostos fundamentais para o ensino experimental da Química: a escolha criteriosa dos trabalhos e projetos, enquadrada por objetivos, a relação custos/benefícios e a segurança; uma contextualização apropriada, promotora da relevância prática e intelectual e do interesse pelo trabalho experimental; a interpretação dos mecanismos que apoiam os processos de ensino-aprendizagem, preparando e maximizando a participação ativa e ação consciente do aluno. Os recursos educativos, entre o educativo e o educacional, são reconhecidos como instrumentos de cultura, uma vez que podem apoiar o desenvolvimento de uma curiosidade científica, no percurso para outras formas de literacia e de realização de si crescentemente qualificadas e reflexivas. | por |
dc.description.abstract | With this Project entitled Educational resources for exploration of the acid-base topic and scientific curiosity development, several strategies in the field of teaching were adopted for education in Sciences. To fulfill this objective, curricular and extracurricular contents related to the acid-base topic were applied to students from the 1st to 3rd cycle of basic education and to students from the 10th and 11th year of secondary education, in order to promote scientific literacy. The focus on acid-base topic is due to its recognized role in the chemistry field and to the fact that acids and bases are chemical substances permanently present in daily life, which in its own reveals a great potential in the sense of generating scientific curiosity in a familiar context. In this project it is intended, with the support of several educational resources (school books and information and communication technologies), curricular and extracurricular activities, and using several indicators, to demonstrate potentialities of experimental teaching focused in the development of citizens with competencies and capacities to learn reflexively and act under several kinds of contexts, factors and phenomena. Through pedagogical exercises and several reflections presented in this project it’s understood that scientific curiosity has to be fed by resources, in a sense to reassure some fundamental assumptions for experimental teaching in chemistry: selective choice of experiments and projects, contextualized by objectives, cost benefit relation and security; an appropriate contextualization, promoting practical and intellectual relevance and interest for experimental work; interpretation of mechanisms that support teaching-learning processes, preparing and maximizing active participation and conscious action from the student. Educational resources, between educative and educational, are recognized as cultural instruments, since they can support development of a scientific curiosity, in route to other forms of literacy and self realization increasingly qualified and reflexive. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2786 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Literacia científica | por |
dc.subject | Ensino da física e química | por |
dc.title | Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: