Repository logo
 
Publication

A relação entre o bem-estar e o rendimento académico durante a adolescência: Uma Revisão Sistemática da Literatura

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorOliveira, Ema Patrícia de Lima
dc.contributor.authorRibeiro, Catarina Batista
dc.date.accessioned2025-11-26T11:02:32Z
dc.date.available2025-11-26T11:02:32Z
dc.date.issued2025-07-18
dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como principal objetivo explorar a relação entre o bem-estar e o rendimento académico em adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Atendendo às múltiplas conceções, abordagens teóricas e operacionalizações existentes na literatura em torno do constructo de bem-estar, o foco neste estudo incidiu sobre os conceitos de bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico e dimensões associadas (e.g., satisfação com a vida). Foi elaborada segundo a metodologia PRISMA, com uma pesquisa nas bases de dados Scopus e Web of Science, abrangendo publicações científicas entre 2015 e 2025. Do processo de seleção dos artigos, com base em critérios de elegibilidade previamente definidos, foram selecionados 20 artigos para análise. Os resultados demonstraram que, de forma geral, existe uma correlação positiva entre o bem-estar e o rendimento académico, sendo que alguns estudos apontam uma relação bidirecional entre ambos. Vários fatores surgem como moderadores e mediadores desta relação, como por exemplo, o envolvimento escolar, o apoio social, as características de personalidade e a ansiedade face à avaliação. Conclui-se que é possível, e muito relevante, promover o bem-estar durante a adolescência — uma etapa crucial no desenvolvimento psicoafetivo e académico dos indivíduos — criando ambientes escolares positivos, incentivando o envolvimento familiar e o desenvolvimento de competências pessoais, nomeadamente no domínio emocional.por
dc.description.abstractThis work consists of a Systematic Literature Review (SLR), whose main objective was to explore the relationship between well-being and academic achievement in adolescents aged between 12 and 18 years. Considering the multiple conceptualizations, theoretical approaches, and operational definitions found in the literature regarding the construct of well-being, this study focused specifically on the concepts of subjective well-being and psychological well-being, along with their associated dimensions (e.g., life satisfaction). The review followed the PRISMA methodology, with searches conducted in the Scopus and Web of Science databases, covering scientific publications from 2015 to 2025. Based on predefined eligibility criteria, 20 articles were selected for analysis. The results showed that, in general, there is a positive correlation between well-being and academic achievement, with some studies indicating a bidirectional relationship between the two. Several factors emerged as moderators or mediators of this relationship, such as school engagement, social support, personality traits, and test anxiety. It was concluded that it is both possible and highly relevant to promote adolescent well-being — a crucial stage in emotional and academic development — by fostering positive school environments, encouraging family involvement, and supporting the development of personal and emotional competencies.eng
dc.identifier.tid204047650
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19390
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAdolescentes
dc.subjectBem-Estar Psicológico
dc.subjectBem-Estar Subjetivo
dc.subjectRendimento Académico
dc.subjectRevisão Sistemática da Literatura
dc.subjectAdolescents
dc.subjectPsychological Well-Being
dc.subjectSubjective Well-Being
dc.subjectAcademic Performance
dc.subjectSystematic Literature Review
dc.titleA relação entre o bem-estar e o rendimento académico durante a adolescência: Uma Revisão Sistemática da Literaturapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11366_29688.pdf
Size:
679.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento em Acesso Embargado até dia 27-06-2028. Tente solicitar cópia ao autor carregando no ficheiro
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: