Repository logo
 
Publication

Coparentalidade e sentido de competência parental em famílias com crianças em idade escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorAlves, Marta Sofia Lopes Pereira
dc.contributor.authorCorreia, Eliana Teixeira
dc.date.accessioned2025-01-17T15:06:24Z
dc.date.available2025-01-17T15:06:24Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023-11-09
dc.description.abstractA partir da literatura, é possível perceber que são vários os fatores que contribuem para uma dinâmica familiar harmoniosa e saudável. Entre eles, estão a coparentalidade e o sentido de competência parental que, além de impactarem o bem-estar da família, exercem efeitos a longo prazo no ajustamento infantil. Assim, o presente estudo procura compreender em maior profundidade de que forma o sentido de competência parental, envolvendo a satisfação e eficácia parental, e a coparentalidade, envolvendo a perceção de cooperação, triangulação e conflito, se relacionam. Para isso, foi pedido a pais e mães de crianças com idades compreendidas entre os 6-12 anos (famílias intactas e tradicionais) que preenchessem um questionário sociodemográfico e as versões portuguesas da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC) e do Coparenting Questionnaire (CQ). Os resultados permitiram concluir que quanto mais satisfeitos os pais se sentem quanto ao papel parental, mais tendem a cooperar, bem como a evitar o conflito e comportamentos de triangulação na relação coparental. A eficácia parental também revelou uma associação positiva com a cooperação, e negativa com o conflito, apesar de não ter sido verificada nenhuma relação estatisticamente significativa com a triangulação. Adicionalmente, foi possível verificar que tanto a cooperação quanto o conflito predizem a satisfação parental, sendo que a triangulação não demonstrou ser um preditor significativo. Por outro lado, a eficácia parental apenas é predita pela cooperação. Este estudo contribuiu com uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam o bem-estar, as necessidades e a funcionalidade das famílias com crianças em idade escolar.por
dc.description.abstractAccording to the literature, it is possible to see that there are several factors that contribute to a harmonious and healthy family dynamic. Among them are the parenting sense of competence and coparenting which, in addition to impacting the family’s wellbeing, have long-term effects on children’s adjustment. Therefore, the present study seeks to understand in greater depth how the parenting sense of competence, involving parental satisfaction and efficacy, and coparenting, involving perceptions of cooperation, triangulation and conflict, are related. For this purpose, fathers and mothers of children aged 6-12 were asked to fill out a sociodemographic questionnaire and the Portuguese versions of the Parenting Sense of Competence Scale (PSOC) and the Coparenting Questionnaire (CQ). The findings led us to the conclusion that the more satisfied parents feel about their parental role, the more they tend to cooperate, as well as avoid conflict and triangulation behaviors in the coparental relationship. Parental efficacy also revealed a positive association with cooperation, and a negative association with conflict, although no statistically significant relationship was found with triangulation. Additionally, it was possible to verify that both cooperation and conflict predict parental satisfaction, with triangulation not proving to be a significant predictor. On the other hand, parental effectiveness is only predicted by cooperation. This study contributed to a deeper understanding of the factors that influence the wellbeing, needs and functioning of families with school-age children.eng
dc.identifier.tid203744101
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14984
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCoparentalidadepor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectEficácia Parentalpor
dc.subjectIdade Escolarpor
dc.subjectSatisfação Parentalpor
dc.subjectSentido de Competência Parentalpor
dc.subjectTriangulaçãopor
dc.titleCoparentalidade e sentido de competência parental em famílias com crianças em idade escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10222_23184.pdf
Size:
626.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format