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As implicações de problemas visuais no processo de aprendizagem escolar das crianças

dc.contributor.authorFernandes, Mariana Abreu
dc.date.accessioned2013-05-20T10:01:53Z
dc.date.available2013-05-20T10:01:53Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo evidenciar a necessidade e a importância, de efetuar, com regularidade, nas escolas, rastreios às crianças para a deteção de eventuais problemas visuais. Deste modo, numa primeira parte, referem-se os problemas visuais mais comuns em crianças, tais como: erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo), ambliopia, problemas na visão binocular e acomodativos (estrabismo, forias). A segunda parte reporta-se aos efeitos dos problemas visuais na autoestima e no relacionamento das crianças. Também neste capítulo são abordados os problemas no processamento da informação visual e os seus principais sinais, sintomas e associação desses problemas com os alunos que têm necessidades educativas especiais. Numa terceira e última parte do trabalho, faz-se referência à importância dos professores na deteção de problemas visuais nos seus alunos e do seu papel nos países em desenvolvimento, uma vez que estão incumbidos de medir a AV e detetar sinais através da observação externa. Neste capítulo é ainda feita referência a alguns rastreios e a sua importância na deteção precoce de problemas visuais nas crianças. Também é expressa a diferença de realidades entre os rastreios nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. Conclusão Os rastreios visuais na infância têm elevada importância, pois através destes conseguem-se detetar os problemas oculares e a deteção precoce destes problemas é fundamental para o tratamento antes de virem a arrastar consigo outros mais vastos, ou mesmo de tratamento irreversível. Através da deteção precoce e posterior tratamento de problemas oculares a criança adquire uma melhor qualidade de vida e até ter melhoras no aproveitamento escolar. Também é de grande relevância o papel dos pais e principalmente dos professores na deteção dos problemas visuais e de processamento de informação visual através de sinais manifestados pela criança.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1216
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectProblemas oculares - Rastreio visual - Infânciapor
dc.subjectProblemas oculares - Processo de aprendizagem - Infânciapor
dc.subjectRastreio visual - Escola - Infânciapor
dc.subjectProblemas oculares - Refrativospor
dc.subjectProblemas oculares - Visão binocularpor
dc.subjectProblemas oculares - Ambliopiapor
dc.titleAs implicações de problemas visuais no processo de aprendizagem escolar das criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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