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Relatório de Estágio Pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.advisorCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
dc.contributor.authorMadeira, Pedro Miguel Gonçalves
dc.date.accessioned2018-11-28T16:30:01Z
dc.date.available2018-11-28T16:30:01Z
dc.date.issued2015-7-15
dc.date.submitted2015-6-8
dc.description.abstractCapítulo 1. O presente documento faz parte do Mestado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O relatório de estágio descreve e explora todas as atividades letivas e não letivas realizadas durante o estágio pedagógico, e onde teve três áreas de laboração, a lecionação de aulas, a direção de turma, e o desporto escolar. A componente letiva decorreu com 3 turmas de ensino secundário, a direção de turma que fiquei responsável foi o 11ºD, e no desporto escolar fiquei com o Basquetebol feminino. O estágio realizou-se na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, sendo o orientador cooperante o Professor Carlos Elavai Vieira e Nuno Marques e com o orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins. No final do relatório apresentarei algumas considerações. Capítulo 2. A coordenação motora é uma importante capacidade no desempenho das modalidades desportivas pelo que é fundamental o entendimento dos fatores e processos que a influenciam. Vários estudos têm demonstrado a importância da prática desportiva na melhoria da coordenação motora no entanto são escassas informações acerca dos métodos mais adequados para o fazer. Desta forma procuramos neste estudo analisar os valores de coordenação motora total de jovens adolescentes de acordo com os seus níveis de diversidade de prática de atividade desportiva, género e idade. A amostra foi constituída por crianças de ambos os géneros dos 12 aos 14 anos de idade, dos quais 14 (35%) são do género masculino e 26 (65%) do género feminino pertencentes a uma escola de meio urbano do Concelho da Covilhã e Distrito de Castelo Branco, centro de Portugal. Os sujeitos foram depois estratificados em três grupos: aqueles que tinham praticado uma ou nenhuma modalidade desportiva (G1); os que tinham praticado duas modalidades desportivas (G2); os que tinham praticado três ou mais modalidades desportivas (G3). A coordenação foi avaliada através da bateria de testes de coordenação corporal KTK (KörperkoordinationstestfürKinder) que é composta por quatro testes (marcha á retaguarda em equilíbrio, saltos monopedais sobre obstáculo, saltos laterais, auto transposição sobre plataformas). Os resultados do Quociente Motor total não apresentam diferenças estatisticamente significativas (p> 0.05) entre os três grupos da amostra. No entanto existe uma tendência favorável no nível de coordenação motora em sujeitos com maior diversidade de prática. Este favoritismo também é registado no género masculino e em sujeitos mais velhos. Pode concluir-se que, apesar dos resultados não serem significativos (p> 0.05), a diversidade de prática desportiva parece melhorar o nível de coordenação motora total pelo que será uma importante estratégia no desenvolvimento de crianças e jovens.por
dc.description.abstractChapter 1. This document is part of Masters in Physical Education in Basic and secondary School for Beira Interior University. The report describes and explores all the teaching and non-teaching activities developed throughout the teaching practice, it worked on three major areas, teaching, class direction and school sports. The teaching part took place with 3 groups, the class direction was the 11 D class, and I cooperated with the female basketball group. The training was at the Frei Heitor Pinto High School, and was oriented by cooperative leader teacher Carlos Elavai Vieira e Beira Interior University leader PhD teacher Júlio Martins. At the end of the report I’ll present some useful considerations. Chapter 2. Motor coordination is an important skill in sports performance, therefore it’s fundamental to understand the processes and factors that might influence it. Innumerous studies have showed the importance of sports practice for improving motor coordination, however there is little knowledge about the most efficient methods. In this study we look to analyze total motor coordination values of young teenagers according to their sports diversity, genre and age. The subjects were children of both genders between the age group of 12 to 14 years old, of which 14(35%) are male and 26 (65%) were female from an urban school in Covilhã, Castelo Branco, Portugal. The subjects were then stratified in 3 groups: those who practiced one or none sports (G1); those who practiced two sports (G2); and those who practiced three or more sports (G3). Motor coordination values were measured through motor coordination test battery (Körperkoordinationstestfür Kinder - KTK) which contains four exercises (backwards walking on platform, one leg jumps, lateral jumps, platform shifting). Total Motor Quotient doesn’t present differences (p> 0.05) between the 3 test subjects groups. However there is a favorable trend in motor coordination level in subjects with more sports diversity. This trend is also observed in male gender and in older subjects. . Can be concluded, even though the results are not significant (p> 0.05) that sports diversity seems to improve motor coordination levels, therefore, it is of great importance for children and teenagers development.eng
dc.identifier.tid201644606
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6541
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

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