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As Redes Sociais e a Saúde Mental: Efeitos na Criança em Idade Escolar

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As redes sociais são um grupo de aplicações baseadas na Internet vistas pelos utilizadores como uma forma de partilha de informação, entretenimento e de interação com outros utilizadores. Durante as últimas décadas, a utilização da Internet e, consequentemente, de sites de redes sociais tem levado a mudanças profundas na forma como os indivíduos comunicam e se relacionam. Não sendo as crianças exceção, estas crescem conectadas ao mundo digital. Ainda que não seja claro, o uso rotineiro destas plataformas pelas crianças tem sido associado ao desenvolvimento de alterações na saúde mental, nomeadamente sinais e sintomas depressivos, baixa autoestima, ansiedade, comportamentos autolesivos e excessiva preocupação com a aparência corporal. Deste modo, revela-se imperioso que atividade online da criança nas redes sociais seja monitorizada e limitada com o objetivo de melhorar a sua saúde emocional e prevenir o aparecimento de qualquer problema de saúde mental ou a exacerbação de sintomas já existentes. Dada a crescente popularidade destas plataformas entre os mais jovens, este trabalho visa explorar a existência de alguma associação entre a saúde mental da criança em idade escolar e os efeitos potenciais ou deletérios da utilização das redes sociais.
Social media are a group of Internet based apps that are considered by the users a form of sharing information, entertainment and interaction with other users. Over the last few decades, the Internet use and, consequently, social networking sites use have led to profound changes in the way individuals communicate and maintain interpersonal relationships. As children grow and develop surrounded and connected to the digital world, they are no exception when it comes to this. Although it is still unclear, the prolonged use of these platforms has been associated with the development of mental health alterations such as signs and symptoms of depression, low self-esteem, anxiety, selfharm acts and increased body surveillance and dissatisfaction. Therefore, it is imperative that the child´s online activity on social media is monitored and limited in order to improve their emotional health, prevent the onset of any mental health problem or the exacerbation of pre-existing symptoms. Given the growing popularity of these platforms among young people, the present paper aims to explore the existence of any association between school aged children´s mental health and the potential or deleterious effects of using social networking sites.

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Crianças Redes Sociais Saúde Mental

Pedagogical Context

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