Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- As Redes Sociais e a Saúde Mental: Efeitos na Criança em Idade EscolarPublication . Viana, Ana Francisca de Araújo; Simões, José Augusto Rodrigues; Simões, Pedro AugustoAs redes sociais são um grupo de aplicações baseadas na Internet vistas pelos utilizadores como uma forma de partilha de informação, entretenimento e de interação com outros utilizadores. Durante as últimas décadas, a utilização da Internet e, consequentemente, de sites de redes sociais tem levado a mudanças profundas na forma como os indivíduos comunicam e se relacionam. Não sendo as crianças exceção, estas crescem conectadas ao mundo digital. Ainda que não seja claro, o uso rotineiro destas plataformas pelas crianças tem sido associado ao desenvolvimento de alterações na saúde mental, nomeadamente sinais e sintomas depressivos, baixa autoestima, ansiedade, comportamentos autolesivos e excessiva preocupação com a aparência corporal. Deste modo, revela-se imperioso que atividade online da criança nas redes sociais seja monitorizada e limitada com o objetivo de melhorar a sua saúde emocional e prevenir o aparecimento de qualquer problema de saúde mental ou a exacerbação de sintomas já existentes. Dada a crescente popularidade destas plataformas entre os mais jovens, este trabalho visa explorar a existência de alguma associação entre a saúde mental da criança em idade escolar e os efeitos potenciais ou deletérios da utilização das redes sociais.
- Aproximação numérica de equações diferenciais parciais com p-Laplaciano e memóriaPublication . Mário, Belchior César Xavier; Duque, José Carlos Matos; Almeida, Rui Manuel PiresNeste trabalho, faz-se um estudo sobre a aplicação do método dos elementos finitos na resolução de uma equação diferencial parcial não linear do tipo parabólico com memória da forma [...]
- Sinus pilonidal da vulva: A propósito de um caso clínicoPublication . Pinto, Bárbara Vasconcelos; Moutinho, José Alberto FonsecaIntrodução: O sinus pilonoidal da vulva (SPV) é uma patologia rara, existindo apenas alguns casos descritos na literatura. Resulta da penetração e crescimento de pelos para dentro da pele, originando uma reação inflamatória do tipo corpo-estranho, que pode infetar e provocar um abcesso agudo com trajetos fistulosos. O diagnóstico em geral é clínico tendo por base a história clínica, o exame físico, a evolução dos sintomas e a presença de fatores de risco. O diagnóstico definitivo é histopatológico. O tratamento definitivo é a excisão cirúrgica em bloco da lesão com encerramento primário da mesma ou com cicatrização por segunda intenção. O prognóstico é habitualmente favorável, embora tenha alta taxa de recorrência. Objetivo: Descrever o caso clínico de uma mulher com o diagnostico histológico de SPV, e comparar as características clínicas deste caso, com as características dos casos descritos na literatura Métodos: Recolha dos dados clínicos da doente, de forma retrospetiva, tendo sido analisados os sintomas, as alterações físicas e o relatório anatomopatológico da peça excisada. Procedeu-se também à análise de artigos publicados no Pubmed, em língua inglesa e portuguesa para a avaliação da evidência científica atual sobre SPV. Resultado: A doente de 86 anos com diagnóstico prévio de líquen plano da vulva, estava medicada com corticoide local desde há vários anos. Foi efetuada a excisão cirúrgica completa da lesão e encerramento primário da mesma. O exame histopatológico identificou a lesão como sendo um SPV. O pós-operatório não teve intercorrências, a doente apresentou uma boa cicatrização, sem queixas e sem recorrência da lesão nos seis meses de seguimento. Este caso clínico distingue-se dos restantes descritos na literatura, devido à idade de aparecimento do SPV, à localização do SPV e à existência de múltiplas comorbilidades, tais como o líquen plano da vulva sob corticoterapia crónica. Conclusão: O SPV é uma patologia extremamente rara, e por essa razão o diagnóstico deste caso foi efetuado apenas pela histologia. Visto que se trata de uma patologia tão rara a suspeição clínica, um diagnóstico precoce e um tratamento atempado e individualizado da mesma são fundamentais para evitar complicações médicas associadas.
- Infeção por C. trachomatis e N. gonorrhoeae no Centro Hospitalar Universitário Cova da BeiraPublication . Guimarães, Paula Manuela Novais Cunha; Moutinho, José Alberto Fonseca; Esteves, Bruno Filipe Oliveira; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasIntrodução: A nível mundial, a Chlamydia trachomatis (CT) e Neisseria gonorrhoeae (NG) causam por ano cerca de 129 milhões e 82 milhões de novas infeções, respetivamente. A incapacidade de diagnosticar e tratar estas infeções atempadamente, sobretudo por serem frequentemente assintomáticas, pode conduzir a complicações e sequelas importantes. Atualmente, ainda não existem em Portugal dados nacionais fidedignos da prevalência destas infeções. Objetivos: Como objetivo principal deste trabalho pretendeu-se avaliar a prevalência das infeções por C. trachomatis e N. gonorrhoeae no laboratório do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira no período de agosto de 2012 a dezembro de 2021, tendo como última finalidade fundamentar a eventual necessidade de elaboração de programas de rastreio e outras medidas de controlo destas infeções. Materiais e Métodos: Este é um estudo observacional, analítico e retrospetivo concretizado com recurso aos processos clínicos dos utentes testados para CT e/ou NG por PCR no laboratório do CHUCB no período de 2012 a 2021. Foram incluídos 692 utentes após aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: No presente estudo obteve-se uma prevalência de infeção por CT de 3,9% (n=27) e por NG de 2,8% (n=17). As faixas etárias dos 0-14, dos 15-19 e 20-24 anos foram as que registaram maior prevalência de infeção por CT (16,7%, 15,8% e 10,8%, respetivamente). A infeção por NG foi mais prevalente nas faixas etárias dos 15-19 (15,8%) e 20-24 anos (6,8%). O sexo masculino foi o que apresentou maior prevalência de ambas as infeções: 4,8% para a CT e 5.8% para a NG. Foi possível evidenciar uma correlação estatisticamente significativa (considerando uma significância de 5%) entre as faixas etárias mais jovens e a maior prevalência de infeção por CT (? = 0,000) e por NG (? = 0,021). Verificou-se ainda uma maior prevalência de infeção para NG no sexo masculino (? = 0,000), assim como uma maior prevalência de infeção para CT no grupo testado em outras consultas (?= 0,043), ambas com relevância estatística. Conclusão: Apesar de os resultados obtidos neste estudo não puderem ser transpostos para a globalidade da população portuguesa, alertam-nos para alguns grupos (população jovem e do sexo masculino) que possam ser mais vulneráveis a este tipo de infeções. Poderá, assim, haver vantagem em implementar programas de rastreio mais direcionados à população mais suscetível, de modo a poderem ser diminuídas as comorbilidades resultantes destas infeções.
- O estresse dos profissionais de saúde em tempos de COVID-19 e a atuação das organizações em termos de saúde ocupacional: estudos de casoPublication . Brito, Camila Carliana da Silva; Nunes, António João SantosO estresse e a síndrome de burnout afetam diversos profissionais no mundo, devido às exigências do mercado, dentre as profissões, se incluem os profissionais de saúde. Nos três últimos anos, foram os que mais sofreram destes males, em consequência da pandemia de COVID-19. A consequência da disseminação deste vírus aumentou a necessidade de realização deste estudo de caso, que teve como objetivo identificar os principais fatores que desencadearam estresse nos profissionais de saúde, a partir das situações a que foram expostos e o impacto na saúde mental destes profissionais. Além disso, avaliou-se a satisfação dos funcionários com a gestão da saúde, as respostas das instituições para os quadros de estresse dos profissionais e também foram propostas medidas para a melhoria da gestão dos serviços de saúde. O estudo de caso foi realizado com profissionais médicos e a enfermeiros. A recolha dos dados fez-se, com o recurso a um guião de entrevistas. Após a coleta de dados foi realizada uma entrevista online e então procedeu-se à transcrição dos dados. Os colaboradores avaliaram, de acordo com suas experiências vividas, o suporte dado por parte das respetivas instituições de saúde. Os dados recolhidos mostraram que os profissionais de saúde apresentaram sintomas que caracterizam o estresse e traços de SB. Já em relação ao apoio psicológico, dois profissionais relataram que ficaram satisfeitos, pois perceberam apoio durante o período mais crítico da pandemia. Contudo, um deles afirmou não ter havido continuidade ao suporte psicológico. Quanto ao apoio social, para quatro entrevistados o apoio familiar foi importante para a recuperação ou para amenizar os impactos na saúde mental. Assim, concluiu-se que a exposição a elevado número de óbitos, a sobrecarga e a exaustão, o medo constante, falta de suporte psicológico adequado, entre outras situações, levaram a danos psicológicos e ao desenvolvimento de transtornos mentais. A maior parte das instituições não prestou o apoio psicológico devido, ou as ações de suporte psicológico adotadas foram insuficientes para amenizar os danos causados à saúde mental dos colaboradores.
- Effect of Vapour Bubble Initial Displacement on Droplet Impact onto Liquid FilmsPublication . Vasconcelos, Daniel; Silva, A. R. R.; Barata, Jorge M MHeat and mass transfer mechanisms regarding droplet impact have been extensively studied for dry surfaces, and in terms of droplet evaporation/combustion during free-fall. On the contrary, the droplet impact phenomena onto heated liquid films is a topic overlooked in the literature and requires further understanding in terms of hydrodynamics and phase change. Therefore, this work focuses on numerically simulating droplet impact onto liquid films in the presence of vapour bubbles. The crown height, diameter and overall development are analysed as a function of the position of the bubble related to the axis of symmetry. Results show that the crown overall growth is affected if the vapour bubbles detach and contact the crown wall. The size of the vapour bubbles also influences the detachment from the surface.
- Streamlining the Usage of Authorization or Digital Signature in Digital ProcessesPublication . Raposo, Rui Miguel Monteiro; Inácio, Pedro Ricardo MoraisThe so-called digital transformation process is underway, leveraged mostly by the rapid technological development, but also more recently by the COVID-19 pandemic in particular. Although, the untrained eye, this transformation may seem to be only the transposition of procedures or documents to a corresponding digital format, the truth is that not everything that humans do manually and in a simple way can be easily transposed to digital (e.g., an election), just as there are aspects that are much better accomplished in the digital world than in the real one (e.g., a qualified digital signature). The work discussed in this dissertation explores the transposition to the digital world of very important tasks in organizations and entities today: those of authorizing or not authorizing, approving or not approving, or dispatching issues in document management systems. Integrating strict security assurances to digital processes typically comes with both computational and usability costs. The particular subject of streamlining the usage of digital authorizations is difficult to address nowadays because there is no widely adopted or agreed mechanism for them, thought there is regulation and widely recognized technology for digital signatures in Europe. There is no standard format for digital authorizations, though intuition suggests that they should be formed by a message with temporal pertinence glued to a supporting document via some strong digital means such as a qualified digital signature or a message authentication code mechanism. This project looked into the landscape in terms of legislation and recommended mechanisms for authentication, digital signature and digital seals in Europe, to then step up to the proposal of a data structure for a digital authorization and later on to the proposal of the algorithms to build and verify digital authorizations. The scheme proposed herein is based on symmetric key cryptography only, aiming to minimize impact on key management and maximizing potential adoption. In the meanwhile, the possible regimes (hierarchical vs. equality) for structuring authorizations in large organizations or entities are also identified and discussed, since their differences resonate into different cryptographic primitives and technologies being later applied. Some of these primitives are also discussed in this dissertation, specially the ones used to build the algorithms of the proposed scheme. The proposed algorithms for constructing and verifying digital authorizations were validated using the ProVerif tool. The main conclusions are that there is still much ground to be covered in this context, but that it is possible to integrate secure digital authorization schemes in the short to medium term, and that efforts should be focused next in the definition of the format and mechanisms that need to be widely adopted and recognized, enabling moving from intra- to inter-entities.