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Abstract(s)
O estudo tem como preocupação central compreender como são usadas em aula as
inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner e de que forma elas ocorrem nas
relações entre professores e alunos, observando as interações entre professoras e alunos; a
sua frequência relativa e a forma como ocorrem simultaneamente. Para tal construiu-se um
modelo teórico para a identificação destas ocorrências. Pretende-se também confrontar a
categorização de competências KOM (competências e aprendizagem de matemática) com as
inteligências múltiplas.
Estiveram envolvidos no estudo cinco turmas, de quatro professoras, de uma escola
secundária de uma cidade de média dimensão do interior de Portugal.
Uma parte da metodologia adotada é a de uma investigação essencialmente
qualitativa de cariz naturalista interpretativa e a outra parte, concentrou-se no
desenvolvimento de um modelo teórico de categorização dos dados recolhidos, o protocolo de
identificação. Este protocolo de identificação foi elaborado, explorado, validado e refinado
em várias fases, ao longo da investigação. Foram definidas categorias e subcategorias de
categorização, que foram sofrendo várias modificações até ficarem um conjunto de atitudes
observáveis. O protocolo de identificação foi submetido à validação de especialistas na área e
aos critérios de Schoenfeld. Com a versão final do protocolo de identificação os dados foram
organizados em episódios e a partir desse modelo categorizados, sendo posteriormente
analisados e interpretados.
Os resultados obtidos permitem dizer que nos episódios das professoras são as
inteligências lógico-matemática e linguística que se destacam e nos episódios dos alunos são
as inteligências lógico-matemática e interpessoal que mais se observam, no entanto todas as
outras inteligências ocorrem, quer isoladamente quer em evidências simultâneas. Quanto à
relação existente entre as inteligências múltiplas e as competências KOM, os resultados
permitem concluir que é forte entre as inteligências linguística e lógico-matemática e as
competências KOM, apesar de a interação entre as restantes inteligências e competências
também ser notória.
Description
Keywords
Inteligências múltiplas Ensino da matemática - Interacção professor-aluno Competência e aprendizagem da matemática KOM - Inteligências múltiplas
