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A matemática escolar à luz das inteligências múltiplas
| dc.contributor.advisor | Matos, José Manuel Leonardo de | |
| dc.contributor.advisor | Vilarinho, Hélder Soares | |
| dc.contributor.author | Dias, Guida Maria Pereira Gomes Andrade | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-05T10:22:21Z | |
| dc.date.available | 2015-05-05T10:22:21Z | |
| dc.date.issued | 2013-10 | |
| dc.description.abstract | O estudo tem como preocupação central compreender como são usadas em aula as inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner e de que forma elas ocorrem nas relações entre professores e alunos, observando as interações entre professoras e alunos; a sua frequência relativa e a forma como ocorrem simultaneamente. Para tal construiu-se um modelo teórico para a identificação destas ocorrências. Pretende-se também confrontar a categorização de competências KOM (competências e aprendizagem de matemática) com as inteligências múltiplas. Estiveram envolvidos no estudo cinco turmas, de quatro professoras, de uma escola secundária de uma cidade de média dimensão do interior de Portugal. Uma parte da metodologia adotada é a de uma investigação essencialmente qualitativa de cariz naturalista interpretativa e a outra parte, concentrou-se no desenvolvimento de um modelo teórico de categorização dos dados recolhidos, o protocolo de identificação. Este protocolo de identificação foi elaborado, explorado, validado e refinado em várias fases, ao longo da investigação. Foram definidas categorias e subcategorias de categorização, que foram sofrendo várias modificações até ficarem um conjunto de atitudes observáveis. O protocolo de identificação foi submetido à validação de especialistas na área e aos critérios de Schoenfeld. Com a versão final do protocolo de identificação os dados foram organizados em episódios e a partir desse modelo categorizados, sendo posteriormente analisados e interpretados. Os resultados obtidos permitem dizer que nos episódios das professoras são as inteligências lógico-matemática e linguística que se destacam e nos episódios dos alunos são as inteligências lógico-matemática e interpessoal que mais se observam, no entanto todas as outras inteligências ocorrem, quer isoladamente quer em evidências simultâneas. Quanto à relação existente entre as inteligências múltiplas e as competências KOM, os resultados permitem concluir que é forte entre as inteligências linguística e lógico-matemática e as competências KOM, apesar de a interação entre as restantes inteligências e competências também ser notória. | por |
| dc.identifier.tid | 101319401 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3305 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Inteligências múltiplas | por |
| dc.subject | Ensino da matemática - Interacção professor-aluno | por |
| dc.subject | Competência e aprendizagem da matemática KOM - Inteligências múltiplas | por |
| dc.title | A matemática escolar à luz das inteligências múltiplas | por |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | doctoralThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Matemática | por |
| thesis.degree.level | Doutor | por |
| thesis.degree.name | Doutoramento em Didática da Matemática | por |
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