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Perfil psicomotor em crianças com e sem autismo: um estudo comparativo

dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorCoelho, Ana Paula Mendes Augusto
dc.date.accessioned2014-12-02T14:54:20Z
dc.date.available2014-12-02T14:54:20Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractO presente artigo “Perfil Psicomotor em Crianças com e sem Autismo - Um estudo comparativo” pretende diferenciar os perfis psicomotores de duas crianças: uma com autismo e outra com um desenvolvimento normativo e verificar a importância do conceito de psicomotricidade na avaliação da progressão das suas aprendizagens. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho é o estudo de caso comparativo (Yin, 2001). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a BPM, (Fonseca, 2007) e questionário respondido pelos encarregados de educação das crianças envolvidas. Ao nível dos resultados, a criança com autismo apresentou um perfil psicomotor dispráxico (12,2 valores na BPM), o que corresponde a ligeiras dificuldades de aprendizagem e reflecte, em termos psiconeurológicos, dificuldades na integração e organização dos factores psicomotores, tendo repercussões negativas na sua capacidade de aprendizagem. A criança sem autismo revelou possuir um perfil psicomotor superior com 28 valores na BPM.por
dc.description.abstractThis article "Psychomotor Profile in Children with and without Autism - A comparative study" to differentiate the psychomotor profiles of two children: one with autism and another with a development of standards and verify the importance of the concept of psychomotor assessment of progression of their learning . The methodology used for the preparation of this work is the comparative case study (Yin, 2001). The instruments used for data collection were the BPM (Fonseca, 2007) and a questionnaire answered by parents of children involved. In terms of results, the child with autism showed a profile psychomotor dyspraxia (12.2 values in BPM), which corresponds to mild learning difficulties and reflects, in psycho-neurological terms, difficulties in integration and organization of psychomotor factors, have a negative impact in their learning ability. Achild without autism have found a higher psychomotor profile with 28 values in BPM.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2737
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.titlePerfil psicomotor em crianças com e sem autismo: um estudo comparativopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineSupervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógicapor

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