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Interação do público na rede social Facebook

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Abstract(s)

Devido às incertezas da rápida evolução tecnológica e da sua interferência com o quotidiano do público o jornalismo em Portugal passou por um difícil processo de adaptação aos meios digitais. Com o advento das redes sociais surge uma nova rotina de distribuição noticiosa, tornando-se importante disponibilizar as notícias hora-a-hora e despertar o interesse do público. O Facebook surge como a rede social com mais utilizadores no nosso país. Além de ser utilizada pelos seus usuários para jogar, conhecer novas pessoas e partilhar momentos, esta surge como a media social mais utilizada para o acesso a notícias em Portugal. As ferramentas disponibilizadas por esta plataforma aos seus utilizadores dão a possibilidade do público interagir com as notícias publicadas pelos jornais dando a sua opinião quer através do botão “reações”, que permite colocar um “gosto”, um “adoro”, um “riso”, “surpresa, “tristeza” ou “ira”, quer através do comentário ou da partilha, os quais se revelam como práticas bastante comuns. Com esta dissertação pretende-se verificar quais as categorias noticiosas que o público interage mais no Facebook de dois jornais de tipologias diferentes. Para esse efeito foram escolhidas as páginas de Facebook do Correio da Manhã, jornal de cariz popular, e a página de Facebook do Público, jornal de cariz de referência. Relativamente à amostra foi determinado o período de 22 dias consecutivos, nos quais se procedeu à recolha dos títulos das notícias com os seus respetivos leads de forma a facilitar a distribuição das mesmas pelas respetivas categorias noticiosas.
Due to the uncertainties of the last technological evolution and its interference with the public’s daily life, the journalism in Portugal has been through a difficult process of adaption to the digital media. With the arrival of the social networks it comes up a new way of spreading the news and it was imperative to provide the news “hour-by-hour” and at the same time waking up the audience’s public’s attention. In our country, Facebook is the social network with more users. Apart from being used to play, to meet new people and to share special moments, Facebook is the most used social network to read the news in Portugal. The tools available by this platform to its users give them the chance of interacting with the news that are published by the newspapers and they can give their opinion by reacting and using the buttons “like”, “adore”, “smile”, “surprise”, “sadness”, or “anger” or even writing a comment or sharing the news and these actions are every common. With this dissertation we want to verify which of the news categories does the public interact more on Facebook focusing on two different type of newspapers. For this study we have chosen the Facebook page of “Correio da Manhã”, a popular paper, and the Facebook page of “Público”, a quality paper. According to the sample, it was set a period of 22 consecutive days to collect the titles and the leads of the news in order to facilitate their distribution into the different news categories.

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Keywords

Correio da Manhã Jornalismo Público Redes Sociais

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