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Analisando a eficácia percebida de plataformas de e-commerce (PEEP) no comportamento do consumidor no contexto da pandemia Covid-19

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.contributor.advisorFernandes, Cristina Isabel Miranda Abreu Soares
dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula Gabriel de
dc.date.accessioned2022-01-24T15:58:27Z
dc.date.available2022-01-24T15:58:27Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.date.submitted2021-10-25
dc.description.abstractO comércio eletrônico tem sido um grande colaborador na transformação digital da sociedade, visto que tem a capacidade de atrair a adesão da tecnologia por parte dos consumidores que queiram buscar conveniência, comodidade e economia. Associado ao último acontecimento transformador, uma pandemia inesperada de proporção global, este recurso passou a ser ainda mais explorado, divulgado e aperfeiçoado na busca de atender as necessidades de seus usuários. Sendo oportuno tentar extrair deste momento difícil para o mundo, que precisou se adaptar em todos os segmentos a conviver com esta agressiva e traiçoeira doença, ao mesmo tempo em que a tecnologia conquista cada vez mais espaço na vida das pessoas, a presente investigação busca atestar se a percepção dos consumidores que utilizam o comércio eletrônico sofre alguma interferência diante do efeito de medo que pandemia de Covid-19 despertou na sociedade. Para averiguar essas relações, fez-se conveniente testar um modelo já desenvolvido e utilizado, que trouxe resultados interessantes sobre esta relação no Vietnã no período inicial do surto da doença. Utilizando-se dos mesmos critérios e métodos, este trabalho replicou a mesma pesquisa no contexto socioeconômico do Brasil, identificando divergências nos resultados e apontando diferentes implicações gerenciais para o mercado online brasileiro. Enquanto no Vietnã confirmou-se o efeito moderador positivo do medo na relação entre a PEEP e benefícios econômicos, no Brasil não se constatou este efeito. Já na relação entre benefícios econômicos e consumo sustentável, atestou-se que o medo modera a relação, mas diferente do previsto, isto ocorre quando o efeito do medo da pandemia é menor.por
dc.description.abstractE-commerce has been a great contributor to the digital transformation of society, as it has the ability to attract the adoption of technology by consumers who want to seek convenience, convenience and economy. Associated with the last transformative event, an unexpected pandemic of global proportion, this resource became even more explored, disseminated and improved in the search to meet the needs of its users. It is opportune to try to extract from this difficult moment for the world, which had to adapt in all segments to live with this aggressive and treacherous disease, while technology conquers more and more space in people's lives, this investigation seeks to attest whether the perception of consumers who use electronic commerce suffers any interference due to the effect of fear that the Covid-19 pandemic aroused in society. To investigate these relationships, it was convenient to test a model already developed and used, which brought interesting results about this relationship in Vietnam in the early period of the disease outbreak. Using the same criteria and methods, this work replicated the same research in the socioeconomic context of Brazil, identifying divergences in the results and pointing out different managerial implications for the Brazilian online market. While in Vietnam the positive moderating effect of fear on the relationship between PEEP and economic benefits was confirmed, in Brazil this effect was not observed. In the relationship between economic benefits and sustainable consumption, it was attested that fear moderates the relationship, but differently from what was expected, this occurs when the effect of fear of the pandemic is smaller.eng
dc.identifier.tid202890848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11968
dc.language.isoporpor
dc.subjectBenefícios Econômicospor
dc.subjectComércio Eletrônicopor
dc.subjectConsumo Sustentávelpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectPeeppor
dc.titleAnalisando a eficácia percebida de plataformas de e-commerce (PEEP) no comportamento do consumidor no contexto da pandemia Covid-19por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestãopor

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