Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Ensino/Aprendizagem da Ginecologia – Obstetrícia em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3355_6734.pdf935.16 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: Nas Escolas/Faculdades de Medicina do nosso país existem diversas metodologias pedagógicas que visam atingir os objetivos de ensino de forma homogénea para todos os alunos. Os planos curriculares diferem entre os vários cursos de Medicina do país, o que associado à diversidade de metodologias de ensino pode influenciar a forma de aprendizagem dos alunos, condicionando a sua perceção do seu nível de conhecimento. O principal objetivo deste trabalho consiste em avaliar as perceções de conhecimento dos conteúdos de Ginecologia e Obstetrícia por parte dos alunos dos cursos de Medicina do país e, se diferentes, relacioná-las com as metodologias de ensino utilizadas. Materiais e Métodos: Para a realização deste trabalho, foi estruturado um questionário de resposta online no programa Google Docs, o qual foi enviado para todos os alunos do 5º e/ou 6º ano, num total de 2164 alunos. Os dados foram coletados através desse programa e tratados com recurso ao Microsoft Office Excel 2007 e ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram calculadas as frequências absolutas e relativas e foi efetuada a análise estatística descritiva. Os cálculos de variância estatística foram realizados através do Teste one way Anova (p <0,005). Resultados: Na totalidade da população inquirida, os estudantes da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior tiveram uma maior adesão ao questionário, com 30% de respostas. Metade dos alunos sentem-se capacitados para resolver uma situação clínica básica de Ginecologia e Obstetrícia, com o conhecimento nesta área. Da mesma forma, 50% dos alunos, das diversas Escolas/Faculdades de Medicina, têm como perceção que o ensino que tiveram foi suficiente. A maioria dos alunos (64%) acha que o tempo de aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia é aceitável para alcançarem os seus conhecimentos básicos. Os docentes que ministraram esta área clínica eram maioritariamente médicos de carreira docente (52%). Na opinião dos alunos, os tutores mostravam-se capacitados (77%) e motivados (48%) para o ensino. Conclusão: Apesar dos métodos de ensino diferirem entre os vários cursos de Medicina na sua globalidade, os alunos sentem ter obtido um conhecimento de Ginecologia e Obstetrícia essencial e suficiente, considerando-se capacitados para resolver situações básicas desta área. A perceção de ensino e de aprendizagem por parte dos alunos não difere de forma significativa entre as diferentes Escolas/Faculdades, o que pode indicar que todos os cursos de Medicina atingem similares objetivos pedagógicos.
Introduction: In our country’s Medical Schools / Faculties there are several teaching methods which aim to achieve the educational goals evenly to all students. The curricula differ between the several medical courses throughout the country, which associated with the diversity of teaching methodologies may influence the way students learn, affecting their perception of knowledge. The main objective of this work is to evaluate medical students’ perceptions of knowledge in Gynecology and Obstetrics throughout the country and relate them to the teaching methodologies used. Materials and Methods: For the purpose of this work, an online questionnaire was structured at Google Docs program, which was sent to all students in the 5th and / or 6th grade, in a total of 2164 students. Data were collected through this program and processed using Microsoft Office Excel 2007 and the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Absolute and relative frequencies were calculated and a descriptive statistical analysis was performed. The statistical variance calculations were performed using one-way ANOVA test (p <0.005). Results: In the entire survey population, Faculty of Health Sciences of University of Beira Interior students had a greater adherence to the questionnaire, with 30% of answers. Half of the students feel empowered to deal with basic clinical problems in Gynecology and Obstetrics, after acquiring knowledge in this area. Similarly, 50% of students of the several Medical Schools / Faculties, have a perception of learning they consider sufficient. Most students (64%) think that the learning period of time in Gynecology and Obstetrics is acceptable to achieve a basic understanding. Teachers were mostly doctors in the teaching career (52%). In the students’ opinion, tutors showed themselves capable (77%) and motivated (48%) for teaching. Conclusion: Despite the global differences in teaching methods among the medical courses, students reported that they obtained an essential and sufficient knowledge in Gynecology and Obstetrics, feeling empowered to solve basic questions in this area. Students’ perceptions on teaching and learning did not differ significantly between the several Schools / Faculties, which may indicate that all medical courses reach similar pedagogical goals.

Description

Keywords

Aprendizagem Escolas/Faculdades Médicas Portuguesas Ginecologia-Obstetrícia Metodologias Pedagógicas Planos Curriculares

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue