Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O negro fora da negritude na poesia de Agostinho Neto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6255_13294.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho dissertativo assenta no corpus literário do poeta angolano António Agostinho Neto, mais precisamente na coletânea Sagrada Esperança. A nossa atividade desenvolve-se na tríade vocabular negro, negritude e separação. É com base nestas palavras que se constrói esta dissertação. Usando a interpretação e o jogo literário, Agostinho Neto propõe e consegue separar o movimento literário identificado como negritude e o sujeito de enunciação, o negro. O tema escolhido vem questionar a uniformidade da conceptualização em torno do negro presente na poesia. O texto que nós construímos leva a refletir quanto à variabilidade e possibilidade que se perspetiva acerca do devir negritudinista, contudo, sem aglutiná-lo a qualquer enunciação que figure o negro. O nosso esteio científico é o hermenêutico e o dedutivo, pois apresentamos uma larga interpretação dos poemas, fazendo-o caso por caso, e por meio desta atuação construímos as nossas teses, que resultam de uma inferência condizente com a filosofia do autor e não de acordo com o conhecimento já feito pelas escolas das literaturas africanas. Para esta finalidade, apresentamos um périplo histórico da atuação colonialista e suas consequências para o homem negro, no intuito de não só facilitar a nossa separação entre o movimento literário e a pessoa negra, mas também clarificar os motivos das nossas intenções epistemológicas. Por fim, apresentamos as nossas conclusões, que realçam as bases argumentativas e vias usadas ao longo da nossa problemática.
The present essay is based on the literary corpus of the Angolan poet António Agostinho Neto, more precisely in the collection Sagrada Esperança. Our activity develops in the triad of vocabulary blackness, negritude and separation. It is on the basis of these words that this dissertation is constructed. Using the interpretation and the literary game, Agostinho Neto proposes and manages to separate the literary movement identified as blackness and the subject of enunciation, the black. The chosen theme questions the uniformity of conceptualization around the black present in poetry. The text that we have constructed leads to reflect on the variability and possibility that is prospective about the negritudinista becoming, however, without agglutinating it to any enunciation that appears black. Our scientífic essay is the hermeneutic and the deductive, because we present a broad interpretation of the poems, taking it case by case, and through this action we construct our theses, which result from an inference consistent with the author's philosophy and not according to the knowledge already made by the schools of African literatures. To this end, we present a historical review of the colonialist history and its consequences for the black man, in order not only to facilitate our separation between the literary movement and the black person, but also to clarify the motives of our epistemological intentions. Finally, we present our conclusions, which highlight the argumentative bases and ways used throughout our problem.

Description

Keywords

Agostinho Neto Associação Dissociação Negritude Negro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue